CSB participa do 1º Congresso FITMETAL

Vice-presidente da Central foi um dos homenageados no evento por sua luta contra o regime militar

A Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FITMETAL) organizou entre os dias 30 e 31 de maio o 1º Congresso FITMETAL. O tema do encontro foi “Valorizar o trabalho para avançar o Brasil”. O Congresso apresentou uma análise do setor metalúrgico e a inserção da classe trabalhadora diante da crise do capitalismo. Dirigente sindicais se reuniram, em São Paulo, para defender a valorização do trabalho e o avanço do País. A CSB foi representada por José Avelino Pereira (Chinelo), diretor financeiro  do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região vice-presidente da Central, e por Antonio Neto, presidente da CSB.

Estiveram presentes no evento 36 entidades sindicais de 9 estados brasileiros: Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Amazonas.  “O mais importante da realização desse congresso são os debates sobre a categoria e os objetivos e metas que traçamos para a conquista de melhorias”, afirma Chinelo.

No evento, também foi lembrado o papel fundamental dos metalúrgicos na redemocratização do Brasil durante a ditadura militar (1964-1985). Foram homenageados 15 trabalhadores que representaram a categoria. Entre os condecorados estava José Avelino Pereira, que foi homenageado por sua militância contra o regime militar e pela  luta em defesa dos trabalhadores.  WP_20140530_016

“Tivemos um papel importante na luta contra a ditadura militar, pois o golpe foi contra os trabalhadores e a sociedade civil. Fomos nós, sindicalistas, que mais sofremos  represálias. No dia seguinte ao golpe, sindicatos foram fechados e dirigentes sindicais, presos e punidos. Está homenagem é fundamental para lembrarmos a história e não cometermos os mesmos erros no presente e futuro”, relembra  Chinelo.

IMG_4114Para Antonio Neto,  também é importante ressaltar o que as empresas fizeram naquela época e como elas contribuíram com o governo militar para que a classe trabalhadora fosse massacrada.  “As corporações tiveram uma imensa participação no processo do golpe, com a colaboração e atuação, de certa forma, para funcionar como um apêndice da repressão e punir os trabalhadores, impedir sua organização e destruir a luta do movimento sindical e a ampliação dos direitos. Por essa e tantas outras razões é importante homenagearmos os trabalhadores que dedicaram as suas vidas à causa trabalhista”, ressaltou o presidente da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL