Evento acontece em Pernambuco e é organizado pelas centrais sindicais em parceria com a Comissão Estadual Memória e Verdade Dom Hélder Câmara
A CSB e as centrais sindicais, em parceria com a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara, organizarão o “Ato Unitário sobre os Crimes da Ditadura Militar contra a Classe Trabalhadora”, na sexta-feira, dia 22, no auditório do Sindicato dos Bancários, em Recife. O objetivo do evento é resgatar a história de trabalhadores perseguidos, torturados, desaparecidos e mortos pela ditadura militar no Brasil entre 1964 e 1985.
Aberto ao público, o Ato contará com a exposição de fotos e documentos, depoimentos, exibição de vídeos e homenagens aos trabalhadores que vivenciaram o período da ditadura brasileira. O evento já foi realizado em vários estados do País, numa iniciativa da Comissão Nacional da Verdade junto com o movimento sindical. “Nos anos de chumbo, assim como muitos políticos, alguns líderes sindicais também foram perseguidos, torturados e mortos. Muitos desses crimes ainda continuam impunes e, como forma de elucidá-los e resgatar a história esta ação se faz necessária. Precisamos reavivar a memória dessas vítimas”, disse Rosivaldo Justino da Silva, presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado de Pernambuco (SINDICONPE).
Há 50 anos ocorreu o Golpe Civil-Militar no Brasil, que causou a perseguição, tortura e morte de diversos trabalhadores, além da repressão ao movimento sindical. Segundo dados da Comissão Nacional da Verdade, somente no primeiro dia do golpe (1º de abril de 1964), 409 sindicatos, duas confederações e seis federações sofreram intervenções. Em alguns locais, foram colocados tanques de guerra em frente às entidades.
Apenas nas primeiras semanas foram presas cerca de 50 mil pessoas. Todos aqueles considerados suspeitos perderam a sua filiação aos sindicatos. “Muitas pessoas desconhecem a perseguição que os trabalhadores sofreram. Precisamos lembrar e ensinar às novas gerações que o Golpe foi contra o proletariado e financiado por empresários. Milhares de operários foram mortos e torturados, e muitas crianças cresceram sem a presença de seus pais. O Estado deve muito à sociedade”, afirma Silva.
Mais homenagens
Entre os dias 26 a 28 de agosto, acontece a Semana da Anistia em Pernambuco. O evento tem como propostas debater, além da Lei de Anistia, o papel da Comissão Nacional da Verdade. Há 35 anos, mais especificamente em 28 de agosto de 1979, promulgou-se no Brasil a Lei nº 6.683, que, apesar de suas limitações, representou o início do processo de redemocratização do País e foi resultado de diversas lutas populares.
Serviço
Ato Unitário sobre os Crimes da Ditadura Militar contra a Classe Trabalhadora
Dia: 22/08/2014
Local: Auditório do Sindicato dos Bancários
Avenida Manuel Borba, bairro Boa Vista – Recife / PE
Horário: das 9h às 13h