CSB participa de ato unitário em memória dos crimes contra a classe trabalhadora durante a ditadura

Evento acontece em Pernambuco e é organizado pelas centrais sindicais em parceria com a Comissão Estadual Memória e Verdade Dom Hélder Câmara 

A CSB e as centrais sindicais, em parceria com a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara, organizarão o “Ato Unitário sobre os Crimes da Ditadura Militar contra a Classe Trabalhadora”, na sexta-feira, dia 22, no auditório do Sindicato dos Bancários, em Recife. O objetivo do evento é resgatar a história de trabalhadores perseguidos, torturados, desaparecidos e mortos pela ditadura militar no Brasil entre 1964 e 1985.

Aberto ao público, o Ato contará com a exposição de fotos e documentos, depoimentos, exibição de vídeos e homenagens aos trabalhadores que vivenciaram o período da ditadura brasileira.  O evento já foi realizado em vários estados do País, numa iniciativa da Comissão Nacional da Verdade junto com o movimento sindical. “Nos anos de chumbo, assim como muitos políticos, alguns líderes sindicais também foram perseguidos, torturados e mortos. Muitos desses crimes ainda continuam impunes e, como forma de elucidá-los e resgatar a história esta ação se faz necessária. Precisamos reavivar a memória dessas vítimas”, disse Rosivaldo Justino da Silva, presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado de Pernambuco (SINDICONPE).

Há 50 anos ocorreu o Golpe Civil-Militar no Brasil, que causou a perseguição, tortura e morte de diversos trabalhadores, além da repressão ao movimento sindical. Segundo dados da Comissão Nacional da Verdade, somente no primeiro dia do golpe (1º de abril de 1964), 409 sindicatos, duas confederações e seis federações sofreram intervenções. Em alguns locais, foram colocados tanques de guerra em frente às entidades.

Apenas nas primeiras semanas foram presas cerca de 50 mil pessoas. Todos aqueles considerados suspeitos perderam a sua filiação aos sindicatos. “Muitas pessoas desconhecem a perseguição que os trabalhadores sofreram. Precisamos lembrar e ensinar às novas gerações que o Golpe foi contra o proletariado e financiado por empresários.  Milhares de operários foram mortos e torturados, e muitas crianças cresceram sem a presença de seus pais. O Estado deve muito à sociedade”, afirma Silva.

Mais homenagens
Entre os dias 26 a 28 de agosto, acontece a Semana da Anistia em Pernambuco.  O evento tem como propostas debater, além da Lei de Anistia, o papel da Comissão Nacional da Verdade. Há 35 anos, mais especificamente em 28 de agosto de 1979, promulgou-se no Brasil a Lei nº 6.683, que, apesar de suas limitações, representou o início do processo de redemocratização do País e foi resultado de diversas lutas populares.

Serviço

Ato Unitário sobre os Crimes da Ditadura Militar contra a Classe Trabalhadora

Dia: 22/08/2014

Local: Auditório do Sindicato dos Bancários

Avenida  Manuel Borba, bairro Boa Vista – Recife / PE

Horário: das 9h às 13h

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil