CSB participa de ato unitário em memória dos crimes contra a classe trabalhadora durante a ditadura

Evento acontece em Pernambuco e é organizado pelas centrais sindicais em parceria com a Comissão Estadual Memória e Verdade Dom Hélder Câmara 

A CSB e as centrais sindicais, em parceria com a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara, organizarão o “Ato Unitário sobre os Crimes da Ditadura Militar contra a Classe Trabalhadora”, na sexta-feira, dia 22, no auditório do Sindicato dos Bancários, em Recife. O objetivo do evento é resgatar a história de trabalhadores perseguidos, torturados, desaparecidos e mortos pela ditadura militar no Brasil entre 1964 e 1985.

Aberto ao público, o Ato contará com a exposição de fotos e documentos, depoimentos, exibição de vídeos e homenagens aos trabalhadores que vivenciaram o período da ditadura brasileira.  O evento já foi realizado em vários estados do País, numa iniciativa da Comissão Nacional da Verdade junto com o movimento sindical. “Nos anos de chumbo, assim como muitos políticos, alguns líderes sindicais também foram perseguidos, torturados e mortos. Muitos desses crimes ainda continuam impunes e, como forma de elucidá-los e resgatar a história esta ação se faz necessária. Precisamos reavivar a memória dessas vítimas”, disse Rosivaldo Justino da Silva, presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado de Pernambuco (SINDICONPE).

Há 50 anos ocorreu o Golpe Civil-Militar no Brasil, que causou a perseguição, tortura e morte de diversos trabalhadores, além da repressão ao movimento sindical. Segundo dados da Comissão Nacional da Verdade, somente no primeiro dia do golpe (1º de abril de 1964), 409 sindicatos, duas confederações e seis federações sofreram intervenções. Em alguns locais, foram colocados tanques de guerra em frente às entidades.

Apenas nas primeiras semanas foram presas cerca de 50 mil pessoas. Todos aqueles considerados suspeitos perderam a sua filiação aos sindicatos. “Muitas pessoas desconhecem a perseguição que os trabalhadores sofreram. Precisamos lembrar e ensinar às novas gerações que o Golpe foi contra o proletariado e financiado por empresários.  Milhares de operários foram mortos e torturados, e muitas crianças cresceram sem a presença de seus pais. O Estado deve muito à sociedade”, afirma Silva.

Mais homenagens
Entre os dias 26 a 28 de agosto, acontece a Semana da Anistia em Pernambuco.  O evento tem como propostas debater, além da Lei de Anistia, o papel da Comissão Nacional da Verdade. Há 35 anos, mais especificamente em 28 de agosto de 1979, promulgou-se no Brasil a Lei nº 6.683, que, apesar de suas limitações, representou o início do processo de redemocratização do País e foi resultado de diversas lutas populares.

Serviço

Ato Unitário sobre os Crimes da Ditadura Militar contra a Classe Trabalhadora

Dia: 22/08/2014

Local: Auditório do Sindicato dos Bancários

Avenida  Manuel Borba, bairro Boa Vista – Recife / PE

Horário: das 9h às 13h

Compartilhe:

Leia mais
reunião fessergs reestruturação carreiras servidores rs
Servidores do RS pedem mais tempo para debater projetos de reestruturação de carreiras
Diretoria sindicato rodoviarios caxias do sul
Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul (RS) reelege diretoria
senado e governo reoneração folha de pagamento
STF prorroga prazo para Senado e governo discutirem reoneração da folha de pagamento
eleição diretoria sindicato servidores são vicente 2024
Sindicato dos Servidores de São Vicente (SP) elege nova diretoria em disputa acirrada
lucro recorde fgts 2023
Lucro do FGTS quase dobra em um ano e atinge recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023
comissão provisória csb-ba
Presidente da CSB-BA pede afastamento, e Antonio Neto nomeia comissão provisória
reunião centrais e governo lei igualdade salarial
Centrais e governo avaliam resultados do primeiro ano da Lei da Igualdade Salarial
mpt recomendação contadores contribuição sindicatos
Contador não pode incentivar oposição à contribuição sindical, orienta MPT
CSB no Forum Interconselhos 2024
Governo retoma Fórum Interconselhos com G20 Social e Plano Clima em foco
reuniões centrais sindicais 16 e 18 julho
Links: centrais realizam reuniões sobre agenda legislativa nos estados