CSB participa da organização do Fórum Social Norte-Nordeste em Salvador

Reunião entre as centrais sindicais discutiu os principais temas do evento. As entidades propuseram também a realização do Fórum Social Mundial no Brasil

Na manhã de ontem, 8 de janeiro, a CSB e as centrais sindicais se reuniram em Salvador para debater a organização do Fórum Social Norte-Nordeste. O evento será realizado na capital baiana – entre 4 e 6 de maio – e discutirá alternativas para a realidade social das duas regiões brasileiras.

Durante o encontro, os representantes das entidades iniciaram a construção de uma pauta com os temas a serem discutidos no fórum. As condições de vida e trabalho dos habitantes do Norte e do Nordeste, os casos de trabalhos análogos à escravidão, a miséria – entre outros assuntos -, formam a base da proposta temática do evento.

Além disso, a comissão pretende pleitear a realização do Fórum Social Mundial no Brasil antes de 2017, ano para o qual o País já é candidato a sede.

Marcos Rogério Barbosa dos Santos – secretário nacional adjunto da juventude da CSB e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Salvador e Região (SINTMOV) – representou a Central e reiterou a importância da realização de um fórum específico para as duas regiões mais pobres do Brasil.

“Levaremos a pauta para o governador [da Bahia] Jaques Wagner. Com esse evento, poderemos discutir assuntos urgentes para a sociedade e para os trabalhadores”, afirmou o dirigente.

Está marcada para o dia 15 de janeiro uma nova reunião, que concluirá os temais centrais do fórum e a relação dos palestrantes convidados.

Fórum Social Mundial (FSM)

Realizado anualmente desde 2001, o FSM é um espaço de debate democrático de ideias, reflexão e formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital. As três primeiras edições aconteceram em Porto Alegre (RS).

Para Marcos dos Santos, a participação do movimento sindical no Fórum Social Mundial representa o fortalecimento das lutas das entidades pela classe trabalhadora. “Os sindicatos não atuam somente junto ao trabalhador, mas também com o lado social do mundo, lutando para acabar com a miséria no planeta”, destacou.

“Infelizmente, ainda presenciamos no Brasil o descaso nas áreas sociais. Assim, eventos como o FSM ampliam os horizontes de debate e atuação para a solução dos problemas. O fórum atrai o mundo inteiro para discutir essas mazelas”, completou o secretário da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda