CSB-MT cobra implantação integral da jornada de 30 horas para assistentes sociais

Foi realizada nesta quinta-feira (1) uma reunião entre o grupo de mobilização pela implantação da jornada de 30 horas para as assistentes sociais e o vereador de Cuiabá Luís Claudio. O parlamentar posicionou-se solidário a causa e se comprometeu em interceder junto à Prefeitura para implementar esta mudança pela qual a categoria luta há 14 anos.

As assistentes sociais solicitaram o apoio do vereador para garantir o cumprimento da lei federal 12.317 de 26 de agosto de 2010, que estabelece jornada semanal de 30 horas, sem redução salarial. O encontro foi organizado pelo vice-presidente da CSB-MT, Antônio Wagner. Ele contou que, dos 141 municípios do Mato Grosso, 120 respeitam a lei promulgada em 2010, porém a capital segue sendo uma exceção.

“Desde que a lei foi promulgada, após muita luta destas profissionais e do movimento sindical como um todo, assistentes sociais em todo o país têm jornada de 30 horas, porém isso ainda não é realidade para todas as secretarias da Prefeitura. Pedimos que o vereador ajude a sensibilizar o Executivo para garantir esse direito. Chegou a hora de a capital ser mais humana”, afirmou Antônio Wagner.

Além disso, a assistente social Luzia Moraes disse que as assistentes sociais têm sofrido pressão nos últimos meses para abandonarem o direito conquistado.

“Algumas chefias têm nos ameaçado com corte salarial caso continuemos fazendo a jornada de 30 horas. Cabe destacar que nossa carga de trabalho é essa há mais de dez anos. Atendemos diretamente pessoas e famílias em situação de vulnerabilidades, passamos por situações de risco pessoal no trabalho de combater às violações de direitos sociais daqueles que atendemos”, ressaltou Luzia.

Ela explicou que o assistente social atua diretamente com pessoas vítimas de violência, pobreza extrema, negligencias, dentre outras violações de direitos, o que também pesa na saúde física e emocional dos profissionais da categoria.

“O desgaste da nossa atividade é inevitável, com grande desgaste físico, mental e emocional. As tensões diárias precisam de um limite que garanta a nossa integridade. Não enfrentamos problemas um dia, é todo dia, toda hora. Estamos lutando por algo que o Congresso Nacional reconheceu há 14 anos. É um absurdo”, afirmou.

O vereador Luiz Claudio se comprometeu a agendar uma reunião com o Secretário de Saúde para garantir que quem já cumpre a jornada de 30 horas siga atuando desta forma.

“Em relação à ampliação da jornada de 30 horas para toda a categoria, será necessário um projeto de lei do Executivo para efetivar legalmente essa mudança. A Secretaria de Gestão também será envolvida no processo, revisando legislações e impactos. Acredito que até o mês de abril estamos com este trabalho pronto e aprovado”, disse o parlamentar.

As assistentes sociais são representadas pelo Sispumc, Sindicato dos Servidores Municipais de Cuiabá, entidade filiada à CSB.

Veja também: Vice-presidente da CSB-MT, Antônio Wagner toma posse como conselheiro do MT Prev

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social