CSB lança manifesto em defesa das mulheres

Documento será distribuído no Dia Internacional da Mulher e busca a igualdade de gênero

A CSB-RJ irá lançar no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um manifesto –  “Mulheres em Luta – As Mulheres da CSB-RJ” – em defesa de um Brasil mais justo e igualitário. O lançamento será realizado no ato unitário das mulheres na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, que reunirá centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais.

O documento da Central busca fazer um debate político não só para a manutenção dos direitos adquiridos para as mulheres, trabalhadoras e trabalhadores, mas também traz pontos que precisam ser debatidos e direitos a serem alcançados, tais como a valorização das mulheres na política, visibilidade das trabalhadoras rurais, ampliação do Programa Mulher – assegurando para às mulheres que sofrem violência o acesso a um atendimento humanizado.

Na avaliação de Maria Barbara da Costa, vice-presidente da CSB e presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, esse será um ato importante para comemorar o mês da mulher. “Um mês que não é só de comemoração, é de luta! Nossa jornada é imensa, somos muitas e estamos em vários espaços. Somos mulheres de diferentes etnias e culturas, e estamos unidas com objetivo de construir uma nação mais justa. Iremos lutar pelos direitos da mulher trabalhadora e contra a discriminação no mercado de trabalho ”, afirmou.

Segundo manifesto da entidade, em 2015, a celebração das mulheres ocorre em um processo conjuntural delicado no Brasil, no qual a crise econômica coloca o governo em uma situação delicada. Para a CSB, o cenário político brasileiro no Congresso é preocupante, no qual a base mais conservadora pode construir uma correlação de forças que coloque uma série de direitos conquistados pela população e para as mulheres em xeque. “Nossa tarefa como mulheres da CSB será pautar com total transparência nossas reivindicações e fazer um debate político franco, de que lutaremos para garantir que os direitos já adquiridos pelas mulheres e trabalhadores não sejam retrocedidos”, diz o documento.

“Mais direitos é mais democracia” será o grito das centrais sindicais no ato em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. O evento, com apoio da CSB, será realizado das 10h às 15h e trará as apresentações dos grupos musicais Marias do Zé e Fina Batucada, desfile de moda Afro Bella Black, espetáculos teatrais e diversas atividades nas tendas do Fórum 8 de Março. As mulheres sindicalistas também farão um ato político contras as MPs 664 e 665.

Compartilhe:

Leia mais
desbloqueio fgts saque-aniversário
Governo avisa centrais que vai desbloquear FGTS para quem aderiu ao saque-aniversário
detalhes novo consignado clt
Saiba como vai funcionar o novo empréstimo consignado para trabalhadores CLT
centrais sindicais em defesa dos correios
Centrais sindicais em defesa dos Correios: ofensiva irresponsável busca enganar opinião pública
melhores profissionais preferem home office
Empresas que acabaram com home office perdem melhores profissionais, diz estudo
calor extremo mpt
Número de denúncias trabalhistas envolvendo calor extremo quintuplica em três anos
nota das centrais declaração lula carteira assinada
Nota das centrais sobre declaração de Lula: É preciso incentivar a geração de empregos decentes
Sintrammar diretoria eleita 2025
Sintrammar Santos: Chapa 2 vence eleições, e Erivan Pereira é reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas