Para Central, preservar a memória de Getúlio é dar continuidade aos ideais de soberania brasileira. Biblioteca Nacional, no Rio, também receberá um exemplar
Baseada nos ideais de preservação da memória nacional, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) doou às bibliotecas da cidade de São Paulo e à Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, exemplares da trilogia “A Era Vargas”, de autoria do jornalista José Augusto Ribeiro. A iniciativa ainda abrange os acervos das principais universidades públicas do estado.
Na obra, o autor reconstrói com exatidão mais de 70 anos da história do Brasil, resgatando décadas importantes da política nacional e a gênese do trabalhismo, com destaque à figura de Getúlio Vargas, responsável pelos principais avanços nas esferas sociais, políticas, econômicas e trabalhistas do povo brasileiro.
Para o presidente da CSB, Antonio Neto, compreender o legado de Vargas é estar alinhado com os ideais de desenvolvimento e soberania nacional que, ainda hoje, motivam diversos agentes sociais. “As contribuições de Getúlio para o Brasil são inegáveis. Ele consolidou as bases da industrialização do País, criando empresas fundamentais para o amadurecimento de nossa estrutura econômica. Passados mais de 60 anos da sua morte, Vargas continua nos servindo de exemplo na luta por um Brasil mais justo e desenvolvido”, declarou. Neto ainda considerou indispensável que “toda instituição cultural e educacional tenha em seu acervo esta obra de grande contribuição à sociedade”.
Publicada pela primeira vez em 2001, a trilogia foi relançada este ano durante o Seminário Nacional de Formação Política da CSB. O lançamento contou com a participação de autoridades e personalidades do mundo do trabalho.
Confira a cobertura completa do Seminário:
“Ouvi aqui afirmações patrióticas, da dignidade brasileira”, afirma José Augusto Ribeiro
Luiz Gonzaga Belluzzo afirma que Brasil perdeu capacidade industrial com as privatizações
Adriano Benayon aponta projeto de governo de Getúlio Vargas como solução para a crise
Unicidade e contribuição sindical são destaque no Seminário Nacional de Formação Política da CSB
João Vicente Goulart destaca o legado do trabalhismo na história do Brasil
“A Era Vargas é uma janela que se abre para o futuro”, diz Carlos Lupi