Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB e Socerj debatem com MTE-RJ solução às demissões dos operadores cinematográficos

CSB e Socerj debatem  com MTE-RJ solução  às demissões dos operadores cinematográficos

Na manhã desta quinta-feira, 19 de março, dirigentes do Sindicato dos Operadores Empregados em Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) participaram de reunião com o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego local, Antonio Carlos de Albuquerque, para discutir alternativas às demissões em massa de operadores cinematográficos no estado e em todo o Brasil.

No encontro – que também contou com a mediação do Coordenador Social da CSB Rio de Janeiro, André Guimarães Cunha, e do chefe de fiscalização da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, José Augusto Lemos -, foi deliberado o requerimento de mesa de negociação em que participem as empresas envolvidas e o sindicato patronal. A intenção, segundo o presidente do Socerj, João Roberto Costa, é conseguir atenuar as demissões em massa.

Costa ressalta que a negociação tem o objetivo de propor outras possibilidades às dispensas, de modo que os operadores possam ser incorporados em outras funções, nos casos em que a diminuição das vagas para estes profissionais seja medida irreversível. “Fiquei muito otimista com a expectativa da negociação. É importante considerarmos as alternativas para reaproveitar estes mesmos funcionários em outras funções dentro da empresa, oferecer cursos de qualificação ou mesmo um plano de saúde mais extensivo depois da demissão”, destacou o presidente.

Embora o cenário de demissões tenha se tornado mais intenso em função de novos projetores e aparatos tecnológicos, a figura do operador cinematográfico consta no Art.234 da CLT e, portanto, precisa dispor da atenção necessária das instâncias legais para a resolução dos impasses.

Ainda não foi estabelecida a data da mesa de negociação, mas, segundo o próprio Ministério, o pedido será protocolado em regime de prioridade, uma vez que se registrou a demissão em massa de 22 funcionários de uma filial da rede Kinoplex, do Grupo Severiano Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Crédito de imagem: Folha de São Paulo (Operador cinematográfico acerta filme em projetor na sala de projeção do cine Belas Artes, em 1983).

Confira aqui a matéria completa sobre a denúncia de demissão em massa