CSB e Socerj debatem com MTE-RJ solução às demissões dos operadores cinematográficos

Na manhã desta quinta-feira, 19 de março, dirigentes do Sindicato dos Operadores Empregados em Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) participaram de reunião com o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego local, Antonio Carlos de Albuquerque, para discutir alternativas às demissões em massa de operadores cinematográficos no estado e em todo o Brasil.

No encontro – que também contou com a mediação do Coordenador Social da CSB Rio de Janeiro, André Guimarães Cunha, e do chefe de fiscalização da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, José Augusto Lemos -, foi deliberado o requerimento de mesa de negociação em que participem as empresas envolvidas e o sindicato patronal. A intenção, segundo o presidente do Socerj, João Roberto Costa, é conseguir atenuar as demissões em massa.

Costa ressalta que a negociação tem o objetivo de propor outras possibilidades às dispensas, de modo que os operadores possam ser incorporados em outras funções, nos casos em que a diminuição das vagas para estes profissionais seja medida irreversível. “Fiquei muito otimista com a expectativa da negociação. É importante considerarmos as alternativas para reaproveitar estes mesmos funcionários em outras funções dentro da empresa, oferecer cursos de qualificação ou mesmo um plano de saúde mais extensivo depois da demissão”, destacou o presidente.

Embora o cenário de demissões tenha se tornado mais intenso em função de novos projetores e aparatos tecnológicos, a figura do operador cinematográfico consta no Art.234 da CLT e, portanto, precisa dispor da atenção necessária das instâncias legais para a resolução dos impasses.

Ainda não foi estabelecida a data da mesa de negociação, mas, segundo o próprio Ministério, o pedido será protocolado em regime de prioridade, uma vez que se registrou a demissão em massa de 22 funcionários de uma filial da rede Kinoplex, do Grupo Severiano Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Crédito de imagem: Folha de São Paulo (Operador cinematográfico acerta filme em projetor na sala de projeção do cine Belas Artes, em 1983).

Confira aqui a matéria completa sobre a denúncia de demissão em massa

Compartilhe:

Leia mais
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB, Sinab e CSPM celebram criação da Fesmig - Federação dos Servidores de Minas Gerais
STF reverte reforma previdência para servidores
STF forma maioria para reverter pontos da Reforma da Previdência para servidores
Imagem CSB (28)
CSB NA 112ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT 2024
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
home office trabalho híbrido estudo
Trabalho híbrido melhora satisfação no emprego e não afeta produtividade, diz estudo
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)