CSB e Socerj debatem com MTE-RJ solução às demissões dos operadores cinematográficos

Na manhã desta quinta-feira, 19 de março, dirigentes do Sindicato dos Operadores Empregados em Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) participaram de reunião com o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego local, Antonio Carlos de Albuquerque, para discutir alternativas às demissões em massa de operadores cinematográficos no estado e em todo o Brasil.

No encontro – que também contou com a mediação do Coordenador Social da CSB Rio de Janeiro, André Guimarães Cunha, e do chefe de fiscalização da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, José Augusto Lemos -, foi deliberado o requerimento de mesa de negociação em que participem as empresas envolvidas e o sindicato patronal. A intenção, segundo o presidente do Socerj, João Roberto Costa, é conseguir atenuar as demissões em massa.

Costa ressalta que a negociação tem o objetivo de propor outras possibilidades às dispensas, de modo que os operadores possam ser incorporados em outras funções, nos casos em que a diminuição das vagas para estes profissionais seja medida irreversível. “Fiquei muito otimista com a expectativa da negociação. É importante considerarmos as alternativas para reaproveitar estes mesmos funcionários em outras funções dentro da empresa, oferecer cursos de qualificação ou mesmo um plano de saúde mais extensivo depois da demissão”, destacou o presidente.

Embora o cenário de demissões tenha se tornado mais intenso em função de novos projetores e aparatos tecnológicos, a figura do operador cinematográfico consta no Art.234 da CLT e, portanto, precisa dispor da atenção necessária das instâncias legais para a resolução dos impasses.

Ainda não foi estabelecida a data da mesa de negociação, mas, segundo o próprio Ministério, o pedido será protocolado em regime de prioridade, uma vez que se registrou a demissão em massa de 22 funcionários de uma filial da rede Kinoplex, do Grupo Severiano Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Crédito de imagem: Folha de São Paulo (Operador cinematográfico acerta filme em projetor na sala de projeção do cine Belas Artes, em 1983).

Confira aqui a matéria completa sobre a denúncia de demissão em massa

Compartilhe:

Leia mais
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta produtividade em 20% ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social
movimento sindical g20 social rj taxação ricos
Centrais defendem taxação dos mais ricos e menos juros em nota pós G20 Social