Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB e Fetragro promovem I Encontro Trabalhadores Rurais de São Paulo

CSB e Fetragro promovem I Encontro Trabalhadores Rurais de São Paulo

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a luta da categoria e debater a reforma agrária

A CSB e a Federação Estadual dos Trabalhadores e Empregados Rurais do Estado de São Paulo (Fetragro) organizam o “I Seminário Trabalhadores Rurais de São Paulo”, no dia 16 de maio. O evento tem como objetivo debater a organização sindical no setor, a reforma agrária, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Plano Nacional de Agroecologia, a Produção Orgânica (Planapo), qualificação do trabalhador, a previdência social e o trabalhador rural, além do enquadramento profissional e aposentadoria.

A coordenação do evento está sob os cuidados de Antônio Cerqueira de Souza (Toti), coordenador da Secretaria Nacional dos Trabalhadores Rurais da CSB e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quatá, e de Paulo Oyamada, diretor adjunto de Assuntos de Cooperativismo e Economia Solidária da CSB e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupã. “Uma das principais bandeiras da Central é a defesa dos excluídos. E não há trabalhador mais excluído no Brasil que o trabalhador rural”, afirma Toti.

Segundo o coordenador, a realização do Seminário vai permitir a aproximação do movimento sindical com o trabalhador rural, cujos direitos precisam ser respeitados. “É necessário que existam leis que apoiem o camponês. Os governantes precisam criar uma política agrícola que apoie o trabalhador rural, de modo a garantir melhores condições de vida e trabalho”, disse o coordenador do evento.

Para Paulo Oyamada, um dos principais problemas dos trabalhadores rurais é o avanço tecnológico que proporcionou a modernização das lavouras, fazendo com que os empresários substituíssem a mão de obra rural pelas máquinas. Com isso, milhares de trabalhadores perderam seus postos de trabalho e estão desempregados. “Precisamos debater este tema para que seja possível encontrar soluções para o desemprego no campo”, ressaltou.

“Nós precisamos de qualificação para o trabalhador rural, para que ele possa operar as máquinas ou desempenhar outras funções. Os trabalhadores precisam ter acesso direto e fácil aos cursos de especialização. Os cursos de formação profissional devem ser liberados aos sindicatos com rapidez”, completa Oyamada.

Outras questões, como a situação do menor de idade no meio rural, a produção do Biodiesel e do Etanol e o crédito rural também serão discutidas no encontro.

Confira a agenda do evento

I SEMINÁRIO DOS TRABALHADORES RURAIS DA CSB DE SÃO PAULO

Local: Colônia de Férias dos Ferroviários – Praia Grande/SP (Avenida dos Sindicatos, 404 Bairro Vila Mirim- Praia Grande/SP)

Programação:

Dia 15/05/2014, a partir das 12h recepção e credenciamento dos participantes.

Dia 16/05/2014

8h – café da manhã

9h– Abertura dos trabalhos – Composição da Mesa.

10h – Reforma Agrária e Programa Nacional do Crédito Fundiário
Palestrante – José Reinaldo Prates da Silva – Delegado Federal do MDA em São Paulo.

12h– Almoço

13h30 – Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) do MDA.
Palestrante: Antonio Ângelo – Técnico Agrícola INTAGRO (Instituto Agropecuário do Brasil) Parceiro da Fenata e Lino de Macedo – Presidente do MAST e membro da executiva Nacional da CSB.

15h – Senar, os Sindicatos e a qualificação do trabalhador rural.
Palestrante – Marcio Antonio Vassoler – Vice Presidente da FAESP

16h – A Previdência Social e o Trabalhador Rural – enquadramento profissional e Aposentadoria.
Palestrante – Odilon Rosalves de Almeida – Programa de Educação Previdenciária.

18h – Encerramento/ Composição da Mesa