CSB e Federações debatem com Michel Temer a defesa da profissão de técnico em contabilidade

Dirigentes se reuniram com o vice-presidente da República para discutir ações que derrubem lei que afetará o direito de quase duzentos mil trabalhadores

Na tarde de hoje, 29 de setembro, o presidente Antonio Neto e dirigentes das federações de contabilistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Bahia e se reuniram com o vice-presidente da República, Michel Temer, para defender a profissão de técnico em contabilidade. O encontro foi realizado em São Paulo.

Luiz Sergio Lopes, vice-presidente da CSB e presidente da Fedcont, explicou a Michel Temer que, segundo o Art.12 do Decreto-Lei 9295/46, somente os bacharéis em Ciências Contábeis poderão exercer a profissão e se registrarem no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O dirigente elaborou um dossiê que relata todos os documentos sobre o tema e todas as ações da categoria em defesa da profissão.

IMG_8673“Está em jogo o emprego de duzentos mil trabalhadores em todo o País. Não podemos colocar os direitos adquiridos destes profissionais em risco”, disse Lopes.

O vice-presidente da República afirmou que a situação é preocupante e se comprometeu a estudar o caso. “Vou analisar este documento junto às instâncias do governo e trabalhar nas medidas a serem adotadas”, respondeu Temer.

Para Antonio Neto, o fim da profissão representa o desmonte da categoria. “Se existem cerca de quinhentos mil contabilistas no Brasil e duzentos mil serão extintos porque são técnicos, só podemos entender que a categoria se enfraquecerá drasticamente”, criticou o presidente da CSB.

IMG_8690

 Cerceamento

O Art.12 do Decreto-Lei 9295/46 extinguirá completamente a profissão de técnico em 1º de junho de 2015. Como forma de cerceamento ao direito adquirido pelos técnicos, a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro já tem fechado cursos na área.

IMG_8688Para conter tal esfacelamento, a CSB e seus dirigentes da categoria têm encampado ações nas mais variadas instâncias do poder. Audiências públicas no Congresso e na Assembleia Legislativa do Rio, além de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal foram feitas para defender a profissão.

Segundo os dirigentes, o interior do País será o grande prejudicado com o fim da profissão de técnico, uma vez que as faculdades de contabilidade estão concentradas em grandes centros. Luiz Sergio Lopes afirma que o assunto não se constrói pela seara corporativista, mas sim pela necessidade social.

“Esta lei é uma aberração, fruto de lobby das grandes faculdades. Precisamos acabar com isso em nome da dignidade de milhares de trabalhadores”, concluiu Lopes.

Veja a cobertura da CSB sobre a defesa da profissão de técnico

Contabilistas lutam contra o fim da profissão de técnico

CNPL protocola Ação Direta de Inconstitucionalidade contra lei que extingue profissão de técnico em contabilidade

Audiência pública defende profissão de técnico em contabilidade

CSB aprova mobilização em defesa da profissão de técnico em contabilidade

Compartilhe:

Leia mais
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB, Sinab e CSPM celebram criação da Fesmig - Federação dos Servidores de Minas Gerais
STF reverte reforma previdência para servidores
STF forma maioria para reverter pontos da Reforma da Previdência para servidores
Imagem CSB (28)
CSB NA 112ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT 2024
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
home office trabalho híbrido estudo
Trabalho híbrido melhora satisfação no emprego e não afeta produtividade, diz estudo
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)