CSB debate segurança pública com parlamentares

Central defendeu mudanças e melhorias nas forças policiais

Dirigentes da CSB se reuniram com congressistas para apresentar propostas de melhorias na segurança pública brasileira. Os sindicalistas participaram de reuniões com o presidente do Senado, Renan Calheiros, com senador Eunício Oliveira (PMDB / CE) e com líder do partido na câmara dos deputados, Leonardo Picciani,

Participaram dos encontros que aconteceram na quarta-feira, 25 de março, o vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato dos Policias Federais (Sindipol/DF), Flávio Werneck; Ernesto Pereira, assessor parlamentar da Central, Jogelson Veras, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado (SINTSEP-AL), Itamar Kunert, diretor da Central, e Renato Rincon, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).DSC_0037

Os dirigentes buscaram apoio para o Projeto de Emenda Constitucional 361/2013, que trata da definição das diretrizes da carreira de policial federal e para o Projeto de Lei 8078/2014, que transforma em nível superior os cargos da carreira de Polícia Civil do Distrito Federal.

Segundo Flávio Werneck, as reuniões foram importantes porque foi possível mostrar aos parlamentares que a segurança pública não deve ser tratada apenas no combate periférico da violência. “Os governantes e a sociedade acreditam que o combate ao tráfico de drogas e o fim da impunidade são a solução para segurança pública, porém estes são problemas periféricos. Par tornar o Brasil um lugar seguro, é preciso cuidar das questões centrais, como a modernização das forças policiais, desenvolvimento de uma soberania policial, celeridade nas investigações e criação de uma plano de cargos e carreiras”, disse o dirigente.

“Atualmente, 90% dos crimes que acontecem no Brasil não são solucionados. A impunidade é um dos principais fatores para o alto índice de criminalidade. É preciso que haja uma mudança no código penal brasileiro e também que seja alterada a forma de se investigar crimes no País. Só precisamos de boa vontade do governo para que as mudanças ocorram. Países como o Chile e Argentina possuem forças policias eficientes e combativas. Podemos usar o modelo deles para iniciar as transformações”, avalia Werneck.

Renan Calheiros afirmou que a busca por melhorias no combate à criminalidade tem que ser prioritário no País. O deputado Leonardo Picciani comprometeu-se a unir esforços para garantir que as melhorias necessárias para uma segurança pública de qualidade sejam efetivadas.

Compartilhe:

Leia mais
Chapa 1 fenapef
Chapa 1 vence eleição para diretoria da Fenapef com 62% dos votos válidos; veja resultados
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Na ALGM, Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas