CSB debate segurança pública com parlamentares

Central defendeu mudanças e melhorias nas forças policiais

Dirigentes da CSB se reuniram com congressistas para apresentar propostas de melhorias na segurança pública brasileira. Os sindicalistas participaram de reuniões com o presidente do Senado, Renan Calheiros, com senador Eunício Oliveira (PMDB / CE) e com líder do partido na câmara dos deputados, Leonardo Picciani,

Participaram dos encontros que aconteceram na quarta-feira, 25 de março, o vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato dos Policias Federais (Sindipol/DF), Flávio Werneck; Ernesto Pereira, assessor parlamentar da Central, Jogelson Veras, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado (SINTSEP-AL), Itamar Kunert, diretor da Central, e Renato Rincon, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).DSC_0037

Os dirigentes buscaram apoio para o Projeto de Emenda Constitucional 361/2013, que trata da definição das diretrizes da carreira de policial federal e para o Projeto de Lei 8078/2014, que transforma em nível superior os cargos da carreira de Polícia Civil do Distrito Federal.

Segundo Flávio Werneck, as reuniões foram importantes porque foi possível mostrar aos parlamentares que a segurança pública não deve ser tratada apenas no combate periférico da violência. “Os governantes e a sociedade acreditam que o combate ao tráfico de drogas e o fim da impunidade são a solução para segurança pública, porém estes são problemas periféricos. Par tornar o Brasil um lugar seguro, é preciso cuidar das questões centrais, como a modernização das forças policiais, desenvolvimento de uma soberania policial, celeridade nas investigações e criação de uma plano de cargos e carreiras”, disse o dirigente.

“Atualmente, 90% dos crimes que acontecem no Brasil não são solucionados. A impunidade é um dos principais fatores para o alto índice de criminalidade. É preciso que haja uma mudança no código penal brasileiro e também que seja alterada a forma de se investigar crimes no País. Só precisamos de boa vontade do governo para que as mudanças ocorram. Países como o Chile e Argentina possuem forças policias eficientes e combativas. Podemos usar o modelo deles para iniciar as transformações”, avalia Werneck.

Renan Calheiros afirmou que a busca por melhorias no combate à criminalidade tem que ser prioritário no País. O deputado Leonardo Picciani comprometeu-se a unir esforços para garantir que as melhorias necessárias para uma segurança pública de qualidade sejam efetivadas.

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver