CSB debate retomada do crescimento em audiência pública do Senado

Auditória da dívida pública foi apontada como um dos caminhos para sair da crise econômica

Representantes das centrais sindicais, da sociedade civil e do setor empresarial se reuniram com o senador Paulo Paim (PT/RS), na segunda-feira, 16, para debater soluções para a retomada do crescimento econômico. O debate foi realizado em uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado(CDH).

Durante a audiência, os participantes reivindicaram de forma unânime a realização da auditória pública da dívida do governo federal como uma das medidas necessárias para a retomada do crescimento e reequilíbrio das finanças do País. Segundo o vice-presidente da CSB, Flávio Werneck, o montante que o governo federal tem destinado ao pagamento da dívida pública representa quase metade do orçamento e supera os investimentos em direitos sociais básicos da população brasileira, como saúde, educação e transporte.

“Nós viemos nesta reunião para buscar soluções e proposições para sair desta crise financeira e política que o Brasil enfrenta. Nós vivemos em um país rico em recursos naturais e tecnológicos, porém precisamos reorganizar algumas coisas para que este período de crise e estagnação econômica seja superado. Entre as posições defendidas pela CSB está a implementação da auditória da dívida pública. Também é necessária a criação de políticas públicas que combatam o capital especulativo”, avaliou Werneck.

A dívida pública tem consumido mais de 40% do orçamento geral da União, explica o dirigente. “A nossa dívida interna já alcançou o valor de mais de R$ 3 trilhões. O volume do endividamento do País e o nível da taxa de juros comprometem a capacidade de desenvolvimento econômico e crescimento do Brasil. O governo precisa priorizar o setor produtivo em detrimento do mercado financeiro, e, isso significa a retomada da política de desoneração, uma reforma tributária e mais investimentos em infraestrutura”, afirmou o vice-presidente.

O senador Paulo Paim se comprometeu a levar ao Congresso as sugestões para saída da crise apresentadas na audiência. “A superação da crise passa obrigatoriamente por uma reforma política que precisa levar em conta a auditoria da dívida pública, desoneração do setor produtivo e oneração do capital especulativo”, concluiu Werneck.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social