CSB debate retomada do crescimento em audiência pública do Senado

Auditória da dívida pública foi apontada como um dos caminhos para sair da crise econômica

Representantes das centrais sindicais, da sociedade civil e do setor empresarial se reuniram com o senador Paulo Paim (PT/RS), na segunda-feira, 16, para debater soluções para a retomada do crescimento econômico. O debate foi realizado em uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado(CDH).

Durante a audiência, os participantes reivindicaram de forma unânime a realização da auditória pública da dívida do governo federal como uma das medidas necessárias para a retomada do crescimento e reequilíbrio das finanças do País. Segundo o vice-presidente da CSB, Flávio Werneck, o montante que o governo federal tem destinado ao pagamento da dívida pública representa quase metade do orçamento e supera os investimentos em direitos sociais básicos da população brasileira, como saúde, educação e transporte.

“Nós viemos nesta reunião para buscar soluções e proposições para sair desta crise financeira e política que o Brasil enfrenta. Nós vivemos em um país rico em recursos naturais e tecnológicos, porém precisamos reorganizar algumas coisas para que este período de crise e estagnação econômica seja superado. Entre as posições defendidas pela CSB está a implementação da auditória da dívida pública. Também é necessária a criação de políticas públicas que combatam o capital especulativo”, avaliou Werneck.

A dívida pública tem consumido mais de 40% do orçamento geral da União, explica o dirigente. “A nossa dívida interna já alcançou o valor de mais de R$ 3 trilhões. O volume do endividamento do País e o nível da taxa de juros comprometem a capacidade de desenvolvimento econômico e crescimento do Brasil. O governo precisa priorizar o setor produtivo em detrimento do mercado financeiro, e, isso significa a retomada da política de desoneração, uma reforma tributária e mais investimentos em infraestrutura”, afirmou o vice-presidente.

O senador Paulo Paim se comprometeu a levar ao Congresso as sugestões para saída da crise apresentadas na audiência. “A superação da crise passa obrigatoriamente por uma reforma política que precisa levar em conta a auditoria da dívida pública, desoneração do setor produtivo e oneração do capital especulativo”, concluiu Werneck.

Compartilhe:

Leia mais
segundo relatorio transparencia salarial
Cresce diferença salarial entre homens e mulheres, que ganham 20,7% menos
Antonio Neto congresso FNE 60 anos
Na FNE, Antonio Neto destaca resiliência dos sindicatos desde a reforma trabalhista
csb na feira de carreiras da puc sp
CSB leva importância dos sindicatos à Feira de Carreiras na PUC-SP; visite!
Lula sanciona desoneração da folha de pagamento
Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento com veto sobre valores esquecidos
Lei de leicitações exige cumprimento cota pcd
Nova lei de licitações exige que empresas comprovem cumprimento de cota para PCDs
Campanha trabalho decente TST
Justiça do Trabalho faz campanha por trabalho decente e respeito a direitos básicos
Lula e Haddad isenção imposto de renda 5 mil
Haddad diz que já apresentou ideias para isentar IR até R$ 5 mil e aguarda aval de Lula
proposta acabar saque-aniversario fgts
Marinho: proposta de fim do saque-aniversário do FGTS será apresentada este ano
Presidente Femergs e ministro Carlos Lupi
Femergs fala com Lupi sobre PEC que ameaça previdência de servidores municipais
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova projeto que dá fim gradual à desoneração da folha de pagamento