Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB debate fortalecimento do cooperativismo com sindicatos do setor

CSB debate fortalecimento do cooperativismo com sindicatos do setor

Durante a reunião, o presidente Antonio Neto também apresentou os princípios e objetivos da Central na luta trabalhista

Com o objetivo de debater as reivindicações dos trabalhadores celetistas de cooperativas e apresentar a pauta de luta da CSB, o presidente da Central, Antonio Neto, e o vice-presidente nacional, José Avelino Pereira (Chinelo), reuniram-se com representantes do Sindicato dos Empregados de Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo (SECMESP), Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado de São Paulo e de Minas Gerais (SINTRACOOP/SP e MG) e da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (FENATRACOOP) na última quinta-feira (16/07).

Durante o encontro entre as diretorias, as entidades expuseram à presidência da Central a atual conjuntura vivenciada pela categoria e sua representação sindical. Entre os pontos citados pelo presidente do SECMESP, José Renato Pappesso, uma das maiores barreiras às lutas trabalhistas é o não reconhecimento dos funcionários de cooperativas médicas como categoria por parte do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em resposta às demandas dos dirigentes presentes na reunião, Antonio Neto expôs o papel da CSB como representante e defensora da legislação trabalhista. O presidente destacou o compromisso da Central perante a classe operária e o desenvolvimento nacional.

“Uma Central Sindical é a maior unidade representativa das leis trabalhistas. O nosso dever e comprometimento é coordenar e fortalecer a liberdade e autonomia dos trabalhadores. Por isso, temos como norte dos nossos objetivos de luta a consciência de sempre estarmos próximos aos sindicatos filiados, pois, somente assim, estaremos cientes dos anseios e necessidades da classe trabalhadora”, ressaltou Neto.

Trabalho e união

O dirigente salientou os princípios que norteiam o trabalho da Central, que conquistou o reconhecimento junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, com 7,43% de representatividade, em janeiro de 2015. Atualmente, a CSB possui mais de 500 sindicatos filiados.

“Temos um caráter nacionalista, baseado no trabalhismo de Getúlio Vargas, ou seja, no nacional desenvolvimentismo. Defendemos o desenvolvimento econômico, político e social, que corrige as injustiças sociais, estabelecendo condições dignas de vida à população brasileira”, reiterou Neto.

Além do caráter nacionalista, a sólida defesa da contribuição compulsória e do sistema confederativo foi destacada na reunião pelo vice-presidente nacional da CSB sobre o avanço da Central como Entidade representativa. Segundo José Avelino Pereira, “a Central possui um princípio inalienável: o prevalecimento dos interesses coletivos sobre os individuais”.

“Só se constrói uma nação com justiça e paz social se o direito de todos os trabalhadores for respeitado e reconhecido pelo Estado”, completou Chinelo.

Os representantes do SECMESP, do SINTRACOOP/SP, SINTRACOOP/MG e da FENATRACOOP também pediram o apoio da CSB na busca do fortalecimento da categoria, para que os dirigentes possam ter condições dignas de cumprirem seus papéis como defensores da classe trabalhadora, respaldo ratificado por Antonio Neto.

“A abrangência de representatividade da nossa Central é enorme. Possuímos dirigentes das mais diversas categorias. Oferecer auxílio às entidades está no cerne da CSB”, finalizou o presidente.