Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB debate com dirigentes atualização da tabela de categorias profissionais

CSB debate com dirigentes atualização da tabela de categorias profissionais

 Encontro reuniu representantes de 15 setores; Central pretende enviar proposta sobre o tema do MTE

A Central dos Sindicatos Brasileiros, na manhã de hoje, 19, promoveu – na sede do Sindpd, em São Paulo – a primeira reunião da CSB para debater a atualização da tabela de categorias profissionais do Ministério do Trabalho e Emprego. O encontro reuniu representantes de 15 setores de atividades profissionais.

O MTE solicitou neste ano que todas as centrais sindicais aferidas apresentem propostas para a atualização da tabela de categoria profissional, que não é atualizada desde outubro de 1988. Dividida em três etapas – elaboração dos setores, área de atividade profissional de cada setor e categoria de cada área –, a atualização das categorias profissionais busca facilitar o entendimento em relação à representatividade de cada entidade sindical. Entretanto as modificações não mudarão as instituições já existentes, que já têm seus registros sindicais e estão em funcionamento.

IMG_6100Segundo Alvaro Egea, secretário-geral da CSB, a atualização da tabela é fundamental para o fortalecimento da estrutura sindical, que amplia a representação de base e o poder de luta da classe trabalhadora. “Porém é fundamental ressaltar que não iremos permitir que a atualização mude o princípio da unicidade sindical e que passe por cima das categoriais já existentes. Também não vamos permitir que seja feita uma reforma sindical em cima dessa atualização. Estamos incentivando esse debate entre os profissionais de diversas categoriais com objetivo de entender as necessidades e demandas de cada profissão”, afirmou.

A  CSB está realizando debates e discussões com dirigentes sindicais filiados e representantes dos setores para que tirem suas dúvidas em relação à atualização da tabela. O objetivo dos encontros é elaborar uma proposta que será enviada ao Ministério do Trabalho e Emprego.