Fiscalização resgata 50 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Amazonas

Auditores-fiscais do Trabalho e agentes do Ibama resgataram 50 trabalhadores em condições análogas à escravidão na zona rural de Manicoré, município no Amazonas, que foram recrutados para desmatar uma área na região. As inspeções nos locais de trabalho começaram em 24 de abril e seguiram até esta quinta-feira, 2 de maio.

As autoridades constataram que os trabalhadores estavam submetidos a condições degradantes, com alojamentos improvisados cobertos por lonas plásticas, sem instalações sanitárias adequadas e nem fornecimento de água, que precisava ser coletada em um igarapé em meio à floresta densa.

De acordo com a investigação, os trabalhadores foram recrutados em municípios de Rondônia e do sul do Amazonas e atuavam de forma completamente informal, sem o cumprimento de qualquer lei trabalhista ou ambiental.

Dentre os resgatados, os auditores resgataram um trabalhador que estava ferido após se acidentar com um galho de árvore e recebendo cuidados precários dos próprios colegas. O transporte até o hospital de Manicoré levou cerca de sete horas e foi feito com um antigo trator pelas trilhas da mata e depois em uma lancha pelo Rio Manicoré. No hospital, o homem foi diagnosticado com uma fratura na clavícula e precisará passar por cirurgia.

A Auditoria Fiscal do Trabalho notificou o empregador para retirar os trabalhadores do local e encerrar as atividades. Além disso, foi ordenado o pagamento das verbas salariais e rescisórias devidas, a regularização dos vínculos empregatícios e a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho.

O retorno dos trabalhadores resgatados aos seus locais de origem, incluindo um adolescente envolvido em atividade proibida para menores de 18 anos, será custeado pelo empregador.

A Secretaria de Assistência Social de Manicoré foi acionada para oferecer apoio provisório e auxiliar no retorno dos trabalhadores às suas cidades.

Denúncias de irregularidades trabalhistas e de trabalho análogo à escravidão podem ser feitas pelo sistema IPE de Trabalho Escravo e por meio do Canal de Denúncias da Inspeção, no site do Ministério do Trabalho: https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/home.

Leia também: Número recorde de empregadores entra na Lista Suja do Trabalho Escravo

Foto: reprodução Ministério do Trabalho

Compartilhe:

Leia mais
Veto projeto de lei oficiais de justiça
Nota da CSB: Apoio à derrubada do veto presidencial ao projeto de lei 4015/2023
conalis 16 anos
Coordenadoria de Liberdade Sindical do MPT convida para evento que marcará seus 16 anos
comissão provisória csb-mg
Antonio Neto nomeia Comissão Provisória da CSB-MG, liderada por Hely Aires da Silva
reajuste servidores câmara
Câmara aprova projeto que reajusta salário de servidores, mas adia progressão de carreira
Reunião ministra marcia lopes movimento sindical
Márcia Lopes faz primeira reunião com as centrais sindicais após assumir Ministério das Mulheres
Guia igualdade salarial negociação coletiva
Governo lança guia para que sindicatos garantam igualdade salarial nas negociações
TST tese vinculante FGTS
Trabalhador pode acionar Justiça sobre FGTS mesmo que haja acordo, define TST
corrigir tabela irpf
Corrigir a tabela do Imposto de Renda é imperativo moral, social e econômico
renda lucros e dividendos
Isenta de IR, renda com lucros e dividendos bate recorde e chega a R$ 1 trilhão no Brasil
IA Galileu Justiça do Trabalho
Justiça do Trabalho adota IA própria para auxiliar na elaboração de sentenças