Fiscalização resgata 50 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Amazonas

Auditores-fiscais do Trabalho e agentes do Ibama resgataram 50 trabalhadores em condições análogas à escravidão na zona rural de Manicoré, município no Amazonas, que foram recrutados para desmatar uma área na região. As inspeções nos locais de trabalho começaram em 24 de abril e seguiram até esta quinta-feira, 2 de maio.

As autoridades constataram que os trabalhadores estavam submetidos a condições degradantes, com alojamentos improvisados cobertos por lonas plásticas, sem instalações sanitárias adequadas e nem fornecimento de água, que precisava ser coletada em um igarapé em meio à floresta densa.

De acordo com a investigação, os trabalhadores foram recrutados em municípios de Rondônia e do sul do Amazonas e atuavam de forma completamente informal, sem o cumprimento de qualquer lei trabalhista ou ambiental.

Dentre os resgatados, os auditores resgataram um trabalhador que estava ferido após se acidentar com um galho de árvore e recebendo cuidados precários dos próprios colegas. O transporte até o hospital de Manicoré levou cerca de sete horas e foi feito com um antigo trator pelas trilhas da mata e depois em uma lancha pelo Rio Manicoré. No hospital, o homem foi diagnosticado com uma fratura na clavícula e precisará passar por cirurgia.

A Auditoria Fiscal do Trabalho notificou o empregador para retirar os trabalhadores do local e encerrar as atividades. Além disso, foi ordenado o pagamento das verbas salariais e rescisórias devidas, a regularização dos vínculos empregatícios e a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho.

O retorno dos trabalhadores resgatados aos seus locais de origem, incluindo um adolescente envolvido em atividade proibida para menores de 18 anos, será custeado pelo empregador.

A Secretaria de Assistência Social de Manicoré foi acionada para oferecer apoio provisório e auxiliar no retorno dos trabalhadores às suas cidades.

Denúncias de irregularidades trabalhistas e de trabalho análogo à escravidão podem ser feitas pelo sistema IPE de Trabalho Escravo e por meio do Canal de Denúncias da Inspeção, no site do Ministério do Trabalho: https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/home.

Leia também: Número recorde de empregadores entra na Lista Suja do Trabalho Escravo

Foto: reprodução Ministério do Trabalho

Compartilhe:

Leia mais
calor trabalho denuncias mpt
Denúncias ao MPT envolvendo calor extremo batem recorde nos primeiros meses de 2025
novo consignado clt para trabalhadores negativados
Trabalhador negativado pode solicitar novo consignado para CLTs; saiba como funciona
Declaração Imposto de Renda 2025 (2)
Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda 2025 já está disponível; acesse
Seminário Femergs1
CSB participa do VIX Seminário de Formação do Servidor Público Municipal da Femergs
plano de saúde criança autista
Mãe aciona Justiça após seguradora reajustar em 379% plano de saúde do filho autista
isenção IR certificação TI
Sindpd-SP e Fenati: Isenção de Imposto de Renda na certificação em TI já!
fachada banco do brasil sede
Banco do Brasil lidera novo consignado para CLTs com R$ 600 milhões liberados
brasil cria 432 mil empregos fevereiro 2025
Brasil gera 432 mil empregos formais em fevereiro, melhor resultado histórico para o mês
geração de empregos recorde em fevereiro
Geração de empregos no Brasil deve bater recorde histórico em fevereiro
reajuste servidores públicos
MGI: Reajuste dos servidores federais será pago em maio, incluindo valores retroativos