CSB Ceará participa da posse da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Olinda

As lutas dos homens do campo pautaram encontro posterior do presidente da Seccional com trabalhadores rurais

 União, luta e fortalecimento das políticas públicas para o homem e a mulher do meio rural. Essas são as missões da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar de Nova Olinda (STTR), reeleita no último dia 22 (domingo). O presidente da CSB Ceará, Francisco Moura, foi convidado para o evento. O município fica a 520 quilômetros de Fortaleza.

Lideranças sindicais e comunitárias falaram sobre a necessidade de valorização da classe rural.  “Os trabalhadores rurais precisam de melhores condições de vida. Precisam de saúde, lazer, inclusão social e apoio da sociedade e do governo. É uma classe muito importante para o nosso estado. Os sindicatos e as associações são os principais instrumentos dessa luta”, aponta Moura.  “Mostramos que o título de eleitor é uma ferramenta poderosa e reforçamos o compromisso em eleger representantes legais dos trabalhadores nessas eleições”, completou o dirigente.

A presidente do STTR de Nova Olinda, Socorro Santos, destacou que o mandato será também pautado no respeito, transparência e inclusão social. “A reeleição desta direção representa para nós um voto de confiança depositado pelos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras do município frente à defesa dos seus direitos, das políticas públicas voltadas para o campo. O voto de confiança nos encoraja a lutarmos por uma agricultura familiar desenvolvida”, disse Socorro.  

 A mulher trabalhadora, segundo ela, precisa de mais representatividade no meio rural, assim como a juventude. “Buscamos também uma agricultura familiar desenvolvida e inclusiva, com projetos que venham organizar essas capacidades e que dê condições de comercialização dos produtos, agregando valor às famílias do campo”, completa.

Socorro frisou que nos últimos dois anos ocorreram retrocessos das políticas públicas no Interior. “Não houve uma construção coletiva e debate. O cenário é difícil, mas nos anima a fazer o processo de articulação de base e mobilizar o agricultor e a agricultora. Queremos que todos percebam a importância de serem atuantes como pessoas do campo. Faremos essa defesa. O povo é bem maior que qualquer decisão tomada por uma simples minoria”, ressalta.

A sindicalista também enalteceu a presença de Francisco Moura na posse da nova diretoria. “Ele trouxe uma mensagem de luta e mostrou o compromisso não só com a agricultura familiar, mas também com as demais categorias do nosso estado. À medida que você fortalece uma classe de trabalhadores e pensa também nas outras, amplia ainda mais o poder de união dos trabalhadores. Essa corrente é importante para lutarmos contra os retrocessos”, disse.

 Diálogo com sindicatos
Após a posse da nova diretoria do STTR de Nova Olinda, o presidente da CSB Ceará se reuniu com sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios de Jucás, Farias Brito e Altaneiras, além das entidades já filiadas de Tarrafas e Acopiara. “Conversamos sobre a importância da Central e a luta encampada pela CSB no estado na defesa dos agricultores e agricultoras”, finaliza Francisco Moura. 

Fonte: CSB Ceará

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver