CSB assina convênio educacional com pescadores do litoral Norte do RS

“Qualificar para Pescar” pode beneficiar cerca de 400 trabalhadores da região

No dia nacional do pescador (29), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) firmou convênio de capacitação profissional com a colônia de pescadores Z40, das cidades de Xangri-lá e Torres, litoral norte do estado gaúcho. A oficialização e assinatura do convênio aconteceram na sede da colônia e contaram com a presença de diversas autoridades do estado e do município.

Intitulada “Qualificar para Pescar”, a iniciativa deve beneficiar aproximadamente 400 pescadores da região, que terão cursos de diversas áreas do conhecimento.

Para o presidente da colônia, Leandro Miranda, esta será uma importante oportunidade para a troca de informações e capacitação dos pescadores.

“O convênio vem com um propósito de capacitação para os pescadores da colônia. A grande importância será a troca de informação, que acho que é fundamental para quem exerce uma profissão e que tem um valor agregado, que é a produção de serviço. É importante que tenham essa manutenção de informação e a reeducação da prática, ” disse Miranda, afirmando que as atividades têm previsão de início para julho, com o curso de capacitação de mecânica em motor de popa.

O representante da colônia garantiu que outras temáticas serão abordadas, além das discussões sobre os desafios da pesca artesanal.

“O principal eixo deste trabalho é a subsistência e sustentabilidade, como falar sobre as espécies e o regime familiar da pesca artesanal. Queremos fazer uma grade de cursos que venha ao encontro do exercício da pesca artesanal. Queremos falar de boas práticas, reeducação ambiental e falar da saúde dos pescadores”, finalizou Miranda.

A tesoureira da Seccional Rio Grande do Sul da CSB, Terezinha Arnould, acredita ser importante inserir o movimento sindical em uma categoria tão abandonada pelo poder público.

“Existem poucos projetos que visam dar assistência para esta categoria. Eles têm o auxílio-pescador, mas poderiam ser preparados para exercer outro trabalho durante a época da piracema. Queremos prepará-los para outras atividades e para não precisarem depender da verba do governo para sobreviver. Queremos começar um trabalho pequeno, mas que daqui um tempo vire modelo. Eles precisam ser preparados para gerir algo”, falou a dirigente.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem