CSB amplia força de atuação e trabalho com inauguração da sede no Rio de Janeiro

A regional será ponto estratégico para a consolidação das lutas dos trabalhadores, além de estimular a formação e articulação política no Estado

A Região Sudeste se fortalece nas lutas trabalhistas e na unificação dos sindicatos com inauguração da regional da CSB no Rio de Janeiro, nesta última segunda-feira, dia 31. Ao todo, mais de 200 dirigentes sindicais da base da Central participaram da cerimônia de abertura.  O evento foi conduzido pela coordenadora regional, vice-presidente da CSB e presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Maria Barbara da Costa.

1

A sede representa a ampliação da força e do poder de atuação da CSB na defesa dos direitos dos trabalhadores e se consolida como um ponto de encontro do movimento sindical da região. Terá como principais missões ampliar as filiações no Estado, fortalecer a atuação da Central dentro da Câmara dos Vereadores e com os deputados estaduais, além de ser um espaço de democratização. A comissão formada para a coordenação da sede é composta pelos vice-presidentes da Central Maria Barbara e Antônio Jorge, e por Marcelo Gonçalves, secretário nacional da Juventude da CSB.

Além desses representantes, também participaram do evento o presidente da CSB, Antonio Neto; Everton Gomes, diretor do SINDPOL-RJ; Bruno Júlio, secretário-geral da Juventude do PMDB; o secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Augusto Ribeiro; e representantes de centrais sindicais.10010733_10200999828117056_2119218105_o

Para Maria Barbara, a inauguração é um marco importante no movimento sindical brasileiro. “Construímos um espaço dos trabalhadores, e teremos à disposição de todos os sindicatos assessoria jurídica. Além disso, seremos uma central do conhecimento, que oferecerá cursos de oratória e de formação política”, disse a dirigente.

Segundo Antonio Neto, a regional é uma forma de fortalecer as lutas pelos direitos dos trabalhadores contra a precarização do trabalho. “A CSB dá mais um passo, agora no Rio de Janeiro, rumo ao seu destino de central progressista e defensora dos trabalhadores. Este é o momento de unir a classe trabalhadora, o povo, pois há uma corrente reacionária, um onda formada por inimigos da democracia que visam destruir as conquistas democráticas que tanto sofrimento custou a muitas pessoas”, afirmou o presidente.

10009909_10202726311272931_831588250_nPara Marcelo Gonçalves, a nova sede representa um sonho realizado. “Seremos uma central modelo para que os sindicatos filiados sejam o nosso reflexo. Aqui os sindicatos terão todo o espaço necessário para realização  de cursos , plenárias e fóruns diversos”, contou.

De acordo com Everton Gomes, a Central é um exemplo a ser seguido. “Em dois anos, a CSB mostrou como um projeto diferenciado e comprometido com a classe trabalhadora pode ter êxito. São mais de 450 sindicatos filiados, e ‑ acima de tudo ‑ um nome que já é consolidado como a mais progressista central do país”, ressaltou.

O Secretário Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, lembrou que a data  da inauguração coincide com o dia do Golpe Militar de 1964.  “Neste dia de memória do infame golpe, é sempre importante participar de um evento que consolida a democracia em nosso país. Estou sempre à disposição da CSB para a realização de eventos que consolidem a luta trabalhista e revivam a luta dos trabalhadores”, finalizou Augusto Ribeiro.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem