Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB-AM promove encontro para auxiliar organização sindical dos pescadores da região

CSB-AM promove encontro para auxiliar organização sindical dos pescadores da região

O secretário nacional dos trabalhadores da pesca da CSB, Romildo Nogueira, juntamente com os membros da seccional da CSB no Amazonas promoveram um encontro para organizar o movimento sindical dos pescadores da região e oferecer auxílio aos trabalhadores que têm sofrido com a estiagem.

Nogueira explicou que durante a pandemia muitos sindicatos e movimentos foram desativados, mas que agora os trabalhadores têm buscado se organizar novamente, especialmente após as dificuldades que enfrentaram pela estiagem e o papel vital que a união dos pescadores teve na sobrevivência das comunidades.

“[Durante a estiagem] Faltou muita água potável e os alimentos não chegavam por pura falta de política pública. No lugar com o maior volume de água do mundo tem comunidades que não têm poço artesiano, a maioria delas. E aí vimos como éramos frágeis em comparação com outros locais do país que não têm tanta água, mas não passam sede que nem nós passamos. A gente não morreu porque a gente é da selva mesmo”, contou.

Foi por meio da ação dos sindicatos, por exemplo, que a política em torno do Seguro Defeso foi atualizada a partir de janeiro. Segundo as novas regras, os pescadores que recebem o benefício não têm mais o valor descontado pelo Bolsa Família. Essa alteração era uma das grandes demandas desses trabalhadores, que ficavam desamparados por meses até voltarem a receber o antigo Auxílio Brasil.

Leia mais: Ministros e representantes dos pescadores discutem medidas em defesa da categoria

Durante o encontro foram entregues kits cedidos pelo programa Atualiza Pescador, que conta com camisas com proteção contra os raios UV, protetor solar e chapéu de palha, itens essenciais para a segurança e saúde do pescador.

Os sindicalistas distribuíram também cestas básicas e atenderam a pedidos de auxílio dos pescadores para acessar benefícios como o Seguro Defeso, Bolsa Família e aposentadoria.