Convergência Digital aborda a ilegalidade das demissões dos trabalhadores de TI

Justiça determina que empresas não podem dispensar empregados até o final do dissídio

Nesta terça-feira (11), o Sindpd divulgou uma nota esclarecendo o andamento da Campanha Salarial dos trabalhadores de TI. O assunto também foi abordado pelo site Convergência Digital, que lembrou que a data do julgamento do dissídio ainda não está marcada. A matéria ainda explica que a greve não terminou, apenas está suspensa por solicitação da Justiça.

Confira o texto na íntegra: 

Greve de TI: Sindicato adverte que demissões em SP são ilegais 

Em comunicado aos trabalhadores de Tecnologia da Informação, divulgado nesta terça-feira, 11/03, o Sindicato dos Trabalhadores de São Paulo, informa que a data do julgamento do dissídio ainda não está marcada. Reforça ainda que a greve não terminou, apenas está suspensa para atender solicitação da Justiça. 

O informe revela ainda que o Sindicato dos patrões – Seprosp – entrou com pedido liminar para impedir que o Sindpd suspendesse as homologações. De acordo com o informe, a Justiça determinou que as homologações só fossem feitas em caso de pedidos “inequívocos” de demissão, dispensas ocorridas antes da greve e homologações de integrantes de programas de demissão voluntária.

Segundo ainda o Sindpd, com relação ao “incentivo presente na circular 10/2014 do Seprosp para que as empresas demitam e arquem com os custos de estabilidade que poderão ou não ser determinados pelo TRT”, o sindicato adverte que “isso é irresponsável e ilegal, pois corrompe a legislação brasileira e internacional, ao tentar violar o direito de greve”. 

De acordo ainda com o sindicato dos Trabalhadores, a lei 7.783/89 suspende os contratos de trabalho a partir da eclosão da greve, daí, segundo o informe, estaria a ilegalidade das rescisões. O Sindpd adverte ainda que o pedido do Seprosp foi indeferido judicialmente. E adverte: “Se o empregado vier a ser despedido arbitrariamente, terá direito aos salários até a data do julgamento do dissídio de greve, sem trabalhar. E se o Tribunal fixar estabilidade aos trabalhadores – na greve de 2011 fixou em 90 dias após a data do julgamento -, também sobre este período serão devidos os salários e reflexos; da mesma forma, sem trabalhar. Depois disto é que vêm as verbas rescisórias”.

O Sindpd informa ainda que o Seprosp ingressou com um pedido de interdito proibitório – tentando proibir que houvesse piquetes do sindicato na porta das empresas durante a greve. Mas, de acordo com os trabalhadores, a Justiça indeferiu a liminar, porque na ata de audiência do dissídio de greve o desembargador presidente não vislumbrou qualquer indício de ilegalidade ou de abusividade no movimento grevista.

O Sindpd comunica ainda que o Seprosp alega que os Acordos Coletivos de Trabalho que o Sindpd vem celebrando com as empresas, para o ano de 2014, não têm validade porque “na forma da cláusula 64 da Convenção Coletiva de Trabalho precisam da anuência do Seprosp”. Para o Sindpd, essa informação é ‘mentirosa e equivale a um ato de desespero para quem quer gerar insegurança”. O Sindpd sustenta que, “além de legais, os acordos, que já ultrapassam mais de uma centena, são justos e mostram que o setor pode absorver estes custos, ao contrário do a que intransigência do sindicato patronal alardeia”.

De acordo ainda com Sindpd, a Convenção Coletiva de 2013 – juntamente com a Cláusula 64 – ‘não foi renovada por intransigência do próprio Seprosp. Todos os Acordos Coletivos de Trabalho que o Sindpd vem firmando com as empresas – fundamentado no artigo 611 e seguintes da CLT – estão sendo juntados no processo de Dissídio Coletivo”.

Fonte: Convergência Digital 

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil