Contra calote do RGA, servidores do Mato Grosso montam acampamento de resistência

Governo do estado ofereceu 6% dos 11,28% de Reajuste Geral Anual

Após recusar proposta do governo do Mato Grosso para o Reajuste Geral Anual (RGA) e deflagrar greve geral, os servidores estaduais, representados pelo Fórum Sindical, montaram um acampamento de resistência na manhã da última terça-feira (7), em frente ao prédio da Secretaria Estadual de Gestão, ao lado do Palácio Paiaguás, na cidade de Cuiabá. O governador Pedro Taques (PSDB) ofereceu aos servidores um reajuste de 6%, dos 11,28% de direito, divididos em três parcelas, que seriam pagas em setembro desse ano e janeiro e março de 2017.

Segundo o integrante da Direção Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do Fórum Sindical Antonio Wagner de Oliveira, a ideia nasceu para impactar as pessoas e mostrar que os servidores não irão desistir dos seus direitos. “Essa é u4df5cd75-cd2e-477f-98de-fbae3eb71e71ma ação para mostrar que estamos vigilantes 24 horas por dia. Nosso objetivo é ter 200 pessoas no acampamento”, falou o dirigente.

Ainda segundo Wagner, existem trabalhadores das mais diversas categorias instalados em barracas. A expectativa do Fórum é de que a cada dia chegue mais 10 pessoas. “Na noite dessa quarta-feira (8), tivemos aproximadamente 30 pessoas acampadas. Queremos cada dia mais 5 ou 10 barracas para mostrar que o movimento está crescendo e será permanente.”, falou Wagner.

Para animar os bravos servidores, que estão encarando temperaturas de, em média, 18º durante a noite, houve uma intervenção cultural com o cantor local de MPB Danilo Nicoletti. O plano dos servidores é permanecer acampados até o governo resolver pagar o que estava previsto.

Além dessa ação, os trabalhadores realizaram um grande “apitaço” e ocuparam mais uma vez, com mais de mil pessoas, a Assembleia Legislativa do Estado.  Caso o governo recuse as propostas, os trabalhadores devem manter a greve.  “Os movimentos vão continuar, seja de dia, seja na hora do almoço, seja no período noturno. Os servidores estão dispostos a irem até as últimas consequências”, disse Wagner.

O fórum deve se reunir nessa quinta-feira (9), com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em busca de um apoio da instituição. A Assembleia Legislativa está tentando intermediar o acordo, e os deputados devem se reunir com o secretário de gestão nos próximos dias.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem