Conselho Superior de Altos Estudos do TCU toma posse

Durante reunião, grupo apontou os principais temas que serão tratados nos próximos dois anos

Os dezessete membros do Conselho Superior do Centro de Altos Estudos do Tribunal de Contas da União (TCU) tomaram posse nesta terça-feira (27), às 10h. Durante primeira reunião, o grupo elencou pontos críticos do Brasil que serão analisados no próximo biênio.

Em discurso, o presidente da CSB, Antonio Neto, integrante do Conselho, afirmou que a dívida pública deverá ser o principal assunto a ser tratado. “Considerando que a dívida pública compromete 50% do orçamento, não daremos boa contribuição a esse conselho se não nos atentarmos a essa questão. Tenho participado de discussões a respeito dela, do sistema dessa engrenagem da dívida”, ressaltou.

O dirigente também citou como fundamentais discussões sobre prejuízos de acordos de leniência, dívida de empresas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o reflexo delas na reforma da Previdência, terceirização do serviço de tecnologia da informação (TI) e maior participação das mulheres no Conselho e em outras instâncias.

A jornalista e empresária Ana Paula Padrão também concorda com a questão de gênero. A única representante feminina no grupo afirmou que é vital se debruçar sobre a violência contra a mulher no âmbito da educação, da segurança e da saúde.

Os demais membros ainda ressaltaram o combate à corrupção, a necessidade de programa nacional de desburocratização, controle do fundo partidário, questões ambientais e baixa eficiência de políticas públicas.

Incialmente, todos os assuntos serão agrupados em quatro grupos temáticos: 1) avaliação de eficiência de qualidade de serviços públicos; 2) combate à fralde e corrupção; 3) avaliação de resultados de políticas e programas públicos, e 4) promoção de transparência na administração pública federal.

O presidente e ministro do TCU, Raimundo Carreiro, frisou que o Conselho visa ouvir diferentes setores da sociedade para construir soluções para os problemas apontados.

Criado pela Resolução-TCU 263/2014 e regulamentado pela Portaria-TCU 303/2014, o Centro de Altos Estudos apresenta-se como mecanismo para alavancar a realização de programas de pesquisa, projetos interdisciplinares, fóruns de discussão e implementação de bancos de dados de interesse da Administração Pública, mediante cooperação técnica e acadêmica, em níveis nacional e internacional. Esses estudos ajudarão no planejamento e na execução de trabalhos do TCU.

Compartilhe:

Leia mais
calor trabalho denuncias mpt
Denúncias ao MPT envolvendo calor extremo batem recorde nos primeiros meses de 2025
novo consignado clt para trabalhadores negativados
Trabalhador negativado pode solicitar novo consignado para CLTs; saiba como funciona
Declaração Imposto de Renda 2025 (2)
Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda 2025 já está disponível; acesse
Seminário Femergs1
CSB participa do VIX Seminário de Formação do Servidor Público Municipal da Femergs
plano de saúde criança autista
Mãe aciona Justiça após seguradora reajustar em 379% plano de saúde do filho autista
isenção IR certificação TI
Sindpd-SP e Fenati: Isenção de Imposto de Renda na certificação em TI já!
fachada banco do brasil sede
Banco do Brasil lidera novo consignado para CLTs com R$ 600 milhões liberados
brasil cria 432 mil empregos fevereiro 2025
Brasil gera 432 mil empregos formais em fevereiro, melhor resultado histórico para o mês
geração de empregos recorde em fevereiro
Geração de empregos no Brasil deve bater recorde histórico em fevereiro
reajuste servidores públicos
MGI: Reajuste dos servidores federais será pago em maio, incluindo valores retroativos