Confederação dos Movimentadores e CSB protocolam ADI no Supremo contra a não compulsoriedade da contribuição sindical

CONAMM entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF para pedir medida cautelar para suspender a eficácia dos artigos da Lei 13.467

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e Logística (CONAMM) protocolou, nesta quarta-feira (08), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da não compulsoriedade da contribuição sindical. Filiada à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a CONAMM argumenta na ação a “inconstitucionalidade dos artigos 545, 578, 582, 583, 587 e 602 da Lei n.13.467, de 13 de julho de 2017, que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho”.

Na Ação, a Confederação anuncia que “os dispositivos apontados apresentam inconstitucionalidade material, por violação ao art. 8º, IV, bem como ao art. 149, ambos da Constituição Federal, ao exigir autorização prévia e expressa para o desconto/recolhimento da contribuição sindical obrigatória”.

A ADI está centrada na defesa de que a contribuição tem natureza tributária e que, por isso, esta característica e a compulsoriedade da contribuição sindical encontram fundamento na forma do art. 8º, bem como no art. 149 da Constituição de 1988.

O documento protocolado no STF argumenta ainda que a contribuição sindical tem como finalidade defender os direitos e interesses coletivos ou individuais de uma categoria, tendo, assim, representação de qualquer natureza, e esta independe de autorização e/ou filiação.

Fundamentada em teses e análises de especialistas em direito tributário, a Ação protocolada pela CONAMM sustenta também que a “contribuição sindical encontra fundamento constitucional na forma do art. 8º, IV, da CF/883, tendo por finalidade garantir a existência dos movimentos sindicais de trabalhadores e empregadores, sendo de acordo com o art. 8º, inciso IV, a exata razão de sua exigência como perfil de natureza tributária”.

Inscrita art. 103, IX, da Constituição Federal como entidade legitimada a ajuizar ações diretas de inconstitucionalidade, a CONAMM é uma entidade de base nacional de representação dos trabalhadores na movimentação de mercadorias e conta com mais de 400 entidades filiadas, entre sindicatos e federações, representando mais de um milhão de trabalhadores.

A CSB acompanhará o andamento e a distribuição da ADI no Supremo Tribunal Federal e manterá sua base informada sobre o decorrer do processo.

Compartilhe:

Leia mais
Ainda Estou Aqui melhor filme oscar
Indicado a Melhor Filme no Oscar, Ainda Estou Aqui faz história resgatando trauma da ditadura militar
negociação coletiva reajuste acima inflação dieese 2024
Dieese: Reajuste salarial foi acima da inflação em 85% das negociações coletivas em 2024
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link