Com apoio maciço do PT, governo aprova corte de direitos na Comissão Mista da MP 664

Dirigentes da CSB estiveram presentes à sessão para reivindicar a derrubada da Medida, que segue agora para o Plenário da Câmara dos Deputados

A Comissão Mista da Medida Provisória 664 do Senado aprovou, na tarde de hoje, 5 de maio, com o apoio irrestrito do Partido dos Trabalhadores (PT), o relatório da MP que restringe o acesso ao auxílio-doença e à pensão por morte. O projeto segue agora para o Plenário da Câmara dos Deputados.

Durante a audiência que aprovou o relatório da MP, dirigentes da CSB expuseram os cartazes/panfletos que a entidade produziu sobre as consequências das Medidas para os trabalhadores. Com o tema “Não ao retrocesso! Pela derrubada das MPs 664 e 665”, os sindicalistas manifestaram repúdio à aprovação da Medida Provisória 664 pela Comissão do Senado.

SecundáriaNa manhã de hoje, a Central fez panfletagem no aeroporto de Brasília contra as Medidas. Os sindicalistas abordaram os deputados e senadores que chegavam de seus estados à capital federal para pedir apoio contra as MPs que restringem o acesso de milhões de trabalhadores a benefícios como seguro-desemprego, abono salarial e pensão por morte.

O presidente Antonio Neto afirma que a MP 664 representa a criação do fator previdenciário para as viúvas e é um crime contra os trabalhadores. “Quem vai sofrer mais com essas Medidas é a classe operária. E as mulheres serão as mais atingidas. Por exemplo, uma mulher que não tiver filhos receberá apenas 50% da pensão que seu marido teria direito. Além disso, se ela tiver menos de 44 anos, receberá por um tempo determinado o benefício. As mulheres estarão desamparadas”, criticou.

De acordo com dados do Fundo de Amparo o Trabalhador (FAT),  57,4% das pensões atuais são de um salário mínimo, e apenas 1,3% dos beneficiários recebe acima de cinco salários mínimos.

Terceira

Clique aqui e confira a galeria de fotos da mobilização da CSB, em Brasília, contra as MPs 664 e 665

A Central divulgou um vídeo em que o presidente Antonio Neto convoca seus dirigentes, trabalhadores e sociedade para pressionar os parlamentares a não aprovarem as Medidas. Este foi o mote da Central no 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

Assista ao vídeo abaixo:

Para baixar os materiais produzidos pela CSB sobre a mobilização para a derrubada das MPs, clique aqui.

Para ter acesso ao panfleto, acesse os links abaixo:

Versão em JPG

Versão em PDF

Veja a cobertura feita pela CSB sobre as Medidas:

Dirigentes da CSB mobilizam parlamentares em Brasília contra as MPs 664 e 665

CSB faz mobilização em Brasília nos dias 5 e 6 de maio contra as MPs 664 e 665

CSB publica anúncios nos principais jornais do Brasil contra as MPs 664 e 665

Veja quem votou pelo corte de direitos dos trabalhadores

Governo criou cortina de fumaça com terceirização para cortar direitos através das MPs 664 e 665

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos