Central dos Sindicatos Brasileiros

Centrais Sindicais do Brasil declaram apoio à Greve dos trabalhadores da GM nos EUA

Centrais Sindicais do Brasil declaram apoio à Greve dos trabalhadores da GM nos EUA

Funcionários da General Motors anunciaram a greve após impasse nas negociações docontrato de trabalho

As Centrais Sindicais do Brasil assinaram documento nesta segunda-feira, 16 de setembro, declarando apoio total aos funcionários norte-americanos.

“Expressamos nosso apoio e solidariedade a todos os trabalhadores da GM nos EUA, que estão em greve por salários justos, seguro de saúde acessível, participação nos lucros, segurança no emprego e outras reinvindicações importantes.

A reestruturação imposta pela empresa causou enormes prejuízos a classe trabalhadora. As Centrais Sindicais brasileiras expressam seu total apoio a essa greve e aos UAW (United Auto Workers) que estão liderando os piquetes e a luta de resistência em defesa dos direitos dos trabalhadores. Faremos todo o possível em solidariedade ativa com este movimento para torna-lo vitorioso! “, diz a nota.

A greve na GM que ocorre em pleno coração do neoliberalismo demonstra que apesar da agenda de precarização das relações de trabalho que vêm sendo imposta em países como Brasil, Argentina e EUA, a melhor forma de defesa dos trabalhadores continua sendo a organização sindical.

Segue a nota na íntegra: