Centrais sindicais debatem mudanças no fator previdenciário no Senado

No encontro com os senadores Renan Calheiros e Paulo Paim, dirigentes sindicais também reivindicaram aprovação do reajuste nas aposentadorias acima de dois salários mínimos

A CSB e as demais centrais sindicais se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com senador Paulo Paim para pedir que o veto da presidente Dilma Rousseff à emenda da Medida Provisória 664, que coloca fórmula 85/95 como uma alternativa ao fator previdenciário, seja votado pela Casa somente em agosto. O encontro aconteceu no gabinete da Presidência do Senado, na terça-feira, 30 de junho. No encontro a CSB foi representada por Itamar Kunert, diretor de organização e relações sindicais da CSB, e por Ernesto Pereira, assessor parlamentar da Central.

O movimento sindical tem a intenção de debater com o governo a Medida Provisória 676/15, que institui cálculo progressivo à fórmula 85/95 para concessão de aposentadorias a partir de 2017. Em 2022, a fórmula chegaria a 90/100. A medida foi proposta pela presidenta como alternativa às reivindicações das centrais sindicais para o fim do fator previdenciário.

_MG_2212Segundo Itamar Kunert, as centrais querem que o governo abra espaço para o diálogo com o movimento sindical. “Nós sabemos que precisa haver uma atualização do cálculo 85/95 e que o governo precisa atualizar o orçamento da Previdência, mas queremos que  haja uma negociação. A progressividade apresentada pela MP 676/15 não resolve as contas da Previdência e nem atende às necessidades dos trabalhadores. Precisamos debater e lutar por melhores condições”, disse o dirigente.

O presidente do Senado acatou o pedido das centrais sindicais e garantiu que irá votar o veto da emenda da Medida Provisória 664 somente em agosto.

Os dirigentes das centrais sindicais também reivindicaram que o Senado vote a favor da emenda à Medida Provisória 672/15, que estende os aumentos do salário mínimo aos demais benefícios da Previdência Social  – aposentadorias e pensões – acima desse valor. A Câmara dos deputados aprovou a MP no dia 24 de junho.

Com a Medida Provisória 672/15, os aposentados que recebem mais de um salário mínimo passam a ter os reajustes anuais calculados com base na inflação acumulada do ano anterior ao da data do reajuste (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

De acordo com Kunert, um dos grandes desafios do movimento sindical quanto aos aposentados é reverter a queda do poder de compra de quem se aposentou e a necessidade de ampliar o acesso à saúde. “A valorização das aposentadorias para quem recebe acima de um salário mínimo é necessária e urgente. Atualmente, quem faz parte deste grupo não tem o reajuste calculado da mesma forma que os trabalhadores da ativa. A elevação aplicada para quem ganha mais do que um salário considera apenas o INPC. Isso afeta sensivelmente o poder de compra, já que um índice não acompanha o outro. Para exemplificar, os planos de saúde, nos últimos anos, aumentaram cerca 7,78%, enquanto o INPC-IBGE cresceu 6%. Por isso, é muito importante que o senado a prove a MP e haja a sanção da presidente ”, explicou.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom