Centrais entregam ao ministro do Trabalho documento com medidas urgentes para o desenvolvimento do País

  “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora” tem o objetivo de combater as desigualdades e gerar empregos

 

Nesta quinta-feira (21), as centrais sindicais apresentaram ao ministro do Trabalho, Helton Yomura, a “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora”, um compilado com 22 medidas fundamentais para o desenvolvimento do País. A entrega foi realizada durante a reunião do Conselho Nacional do Trabalho (CNT), em Brasília.

De acordo com a proposta, as centrais pontuaram “propostas para uma agenda socioeconômica de transformação, orientada pelo combate a todas formas de desigualdade, pela promoção do emprego de qualidade, pela liberdade, democracia, soberania nacional e justiça social”.

Para o secretário-geral da CSB, Alvaro Egea, as entidades querem “promover um amplo debate na sociedade brasileira sobre a urgência dessa agenda, sobretudo das medidas emergenciais, como, por exemplo, a concessão de mais duas parcelas do seguro-desemprego, a retomada de frentes do trabalho, a retomada de obras públicas”. “Medidas emergenciais para minorar os efeitos perversos do desemprego e do subemprego”, afirmou.

“As centrais, mais uma vez, colocam os interesses dos trabalhadores e os interesses nacionais como prioridade de sua ação, o que mostra que elas estão no caminho correto, que é defender uma agenda unitária e que pode unir os trabalhadores e o próprio segmento do empresariado produtivo para tirar o País desse abismo que foi colocado por esse governo golpista e a serviço dos interesses estrangeiros”, criticou Egea.

Agenda da Classe Trabalhadora
O documento frisa a necessidade de programas e ações imediatas para enfrentar o desemprego e o subemprego crescentes, como criação de frentes de trabalho como medida emergencial, com atenção especial para os jovens; retomada de obras de infraestrutura; e planejamento de políticas de amparo aos desempregados, como aumento das parcelas do seguro-desemprego, vale-transporte para o desempregado, vale-gás, subsídio de energia elétrica, entre outros.

O texto também propõe a revogação “de todos os aspectos negativos apontados pelos trabalhadores da Lei 13.467 (reforma trabalhista) e da Lei 13.429 (terceirização), que precarizam os contratos e condições de trabalho, na perspectiva da construção de um novo estatuto”.

O ministro do Trabalho recebeu a agenda e disse que o tema poderá ser tratado em uma reunião extraordinária do Conselho.

De acordo com o Decreto 9.028, publicado no Diário Oficial da União em 7 de abril, o Conselho tem o objetivo de “propor diretrizes para a elaboração dos planos, dos programas e das normas sobre políticas públicas destinadas ao mundo do trabalho, de competência do Ministério do Trabalho, com base em informações conjunturais das situações política, econômica e social do País.”

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara