Centrais e movimentos sociais organizam manifestação no dia 13 de março

CSB assina o manifesto conjunto divulgado pelas entidades e participa do ato na Avenida Paulista e em todo Brasil

A CSB, algumas centrais sindicais e movimentos sociais farão, no dia 13 de março, uma manifestação em todo o Brasil em defesa dos direitos trabalhistas, da Petrobras e contra o retrocesso. Em São Paulo, a concentração será às 16 horas, na Avenida Paulista, 901, em frente ao prédio da Petrobras.

Para convocar os trabalhadores, as entidades divulgaram hoje, 5 de março, um manifesto contra as MPs 664 e 665, e em defesa da estatal de petróleo brasileira. No documento, centrais e movimentos sociais afirmam que estão “em alerta, mobilizados e organizados, prontos para ir às ruas de todo o país defender a democracia e os interesses da classe trabalhadora e da sociedade sempre que afrontarem a liberdade e atacarem os direitos dos trabalhadores”.

Segundo as entidades, “as MPs 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro desemprego, ao abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença, são ataques a direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora”. A nota declara ainda que “se o governo quer combater fraudes, deve aprimorar a fiscalização; se quer combater a alta taxa de rotatividade, que taxe as empresas onde os índices de demissão imotivada são mais altos do que as empresas do setor, e que ratifique a Convenção 158 da OIT”.

Em relação à Petrobras, o ato reforçará o objetivo de defesa e soberania da companhia. “Defender a Petrobrás é defender a empresa que mais investe no Brasil – mais de R$ 300 milhões por dia – e que representa 13% do PIB Nacional. É defender mais e melhores empregos e avanços tecnológicos. É defender uma Nação mais justa e igualitária”, diz o manifesto das entidades.

Na avaliação das centrais, a investigação das denúncias de corrupção na empresa é necessária, e é essencial “que todos os denunciados sejam investigados e, comprovados os crimes, sejam presos. Tanto os corruptores, como os corruptos”. “A bandeira contra a corrupção é dos movimentos social e sindical”, completa o documento.

Para o movimento sindical, defender a Petrobras “é não permitir que as empresas nacionais sejam inviabilizadas para dar lugar a empresas estrangeiras”. De acordo com a nota, “essas empresas brasileiras detêm tecnologia de ponta empregada na construção das maiores obras no Brasil e no exterior”.

A manifestação tem também o objetivo de unificar a base de lutas das entidades e mostrar a força do movimento sindical na defesa dos trabalhadores brasileiros. Segundo elas, “um dos maiores desafios hoje é defender, de forma unificada e organizada, o projeto de desenvolvimento econômico com distribuição de renda, justiça e inclusão social, além de defender uma Nação mais justa para todos”.

Clique aqui e leia o manifesto divulgado pelas centrais e os movimentos sociais

Confira a cobertura do “Dia Nacional de Lutas – Ato em 13 de março” no site da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
concursos públicos 2025 lista
Concursos públicos 2025: confira os processos seletivos já confirmados para este ano
Copom primeira reunião 2025
Com mercado de trabalho e de crédito aquecidos, BC promete novo aumento de juros em março
Sindipesca-AM reunião defensor público
Sindipesca-AM apresenta pautas dos pescadores a defensor público: "nosso futuro está em risco"
Supermercados propõem mudanças no VR e no VA
Supermercados propõem mudanças no VR e no VA para conter alta no preço dos alimentos
Indústria Brasil - desindustrialização está sendo revertida abdi
Processo de desindustrialização do Brasil está sendo revertido, afirma presidente da ABDI
Sindiguaíba CSB-RS protesto cargos comissionados
Com apoio da CSB-RS, Sindiguaíba protesta contra projeto que desvaloriza servidores concursados
Sindpd-SP ganha ação sobre PLR
Após ação do Sindpd-SP, empresa é condenada por não negociar PLR em 2020, 21, 22 e 23
fake news taxar pix 5 mil reais
BC anuncia medidas que prometem reduzir juros e facilitar pagamentos por Pix
Hely Aires e Antonio Neto
Filiação à CSB visa fortalecer luta dos servidores públicos, diz presidente do Sinplalto
Desemprego atinge menor patamar da história
Desemprego fecha 2024 em 6,2%, menor índice da história; mercado reage negativamente