Centrais e CNI tentam diálogo para unificar ações de combate ao COVID-19

Em vídeo conferência realidade na manhã deste domingo (29), presidentes das centrais sindicais (CUT, Força, UGT, CTB, CSB e Nova Central) discutiram com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, os problemas causados pela avanço da pandemia do corona vírus no Brasil e a elaboração de propostas que visem proteger a vida das pessoas, garantir renda aos trabalhadores e ajuda governamental para a sobrevivência das empresas.

“Estamos diante de um cenário de guerra. Milhões de vidas correm perigo e as medidas e ações do governo federal tentam levar os trabalhadores brasileiros e os empresários a pularem no abismo. É mais do que evidente que a paralisação da economia será muito mais aguda e severa no segundo semestre se não fizermos um isolamento total nesse momento. A prioridade agora deve ser de criarmos as condições e cobrança do apoio do Estado para que a quarentena ocorra agora, garantindo a renda das pessoas o funcionamento dos setores fundamentais. Depois será tarde demais”, afirmou o presidente da CSB, Antonio Neto, logo após a Conferência.

Mesmo após criticar duramente a posição da CNI pelo apoio à MP 927 editada pelo governo Bolsonaro, as centrais sindicais entendem que nesse momento de pandemia o mais importante é unificar esforços de todas as instituições e setores sociais para uma ação coordenada e nacional que possa salvar a vida de milhares de brasileiros.

Segundo os participantes da reunião, a CNI adiantou que defende junto ao governo o adiamento do pagamento dos impostos, a revalidação de licenças e certidões, financiamento para pequenas e médias a fim de para garantir salários dos empregados, além da criação de fundo garantidor do Sesi de R$ 500 milhões para a garantia dos financiamentos de pequenas e medias empresas , que não poderão demitir.

Centrais e CNI divulgarão um documento unitário com propostas para os governos federal e estaduais, além da busca de acordos nacionais e setoriais que estabeleçam as bases para os sindicatos buscarem os entendimentos em suas bases.

Compartilhe:

Leia mais
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Governo Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo
greve trabalhadores portos estados unidos
Presidente Biden apoia greve de portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos