Centrais e CNI tentam diálogo para unificar ações de combate ao COVID-19

Em vídeo conferência realidade na manhã deste domingo (29), presidentes das centrais sindicais (CUT, Força, UGT, CTB, CSB e Nova Central) discutiram com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, os problemas causados pela avanço da pandemia do corona vírus no Brasil e a elaboração de propostas que visem proteger a vida das pessoas, garantir renda aos trabalhadores e ajuda governamental para a sobrevivência das empresas.

“Estamos diante de um cenário de guerra. Milhões de vidas correm perigo e as medidas e ações do governo federal tentam levar os trabalhadores brasileiros e os empresários a pularem no abismo. É mais do que evidente que a paralisação da economia será muito mais aguda e severa no segundo semestre se não fizermos um isolamento total nesse momento. A prioridade agora deve ser de criarmos as condições e cobrança do apoio do Estado para que a quarentena ocorra agora, garantindo a renda das pessoas o funcionamento dos setores fundamentais. Depois será tarde demais”, afirmou o presidente da CSB, Antonio Neto, logo após a Conferência.

Mesmo após criticar duramente a posição da CNI pelo apoio à MP 927 editada pelo governo Bolsonaro, as centrais sindicais entendem que nesse momento de pandemia o mais importante é unificar esforços de todas as instituições e setores sociais para uma ação coordenada e nacional que possa salvar a vida de milhares de brasileiros.

Segundo os participantes da reunião, a CNI adiantou que defende junto ao governo o adiamento do pagamento dos impostos, a revalidação de licenças e certidões, financiamento para pequenas e médias a fim de para garantir salários dos empregados, além da criação de fundo garantidor do Sesi de R$ 500 milhões para a garantia dos financiamentos de pequenas e medias empresas , que não poderão demitir.

Centrais e CNI divulgarão um documento unitário com propostas para os governos federal e estaduais, além da busca de acordos nacionais e setoriais que estabeleçam as bases para os sindicatos buscarem os entendimentos em suas bases.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social