Cedes propõe pacote de medidas de proteção aos idosos

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) apresentou, na última terça-feira (21), um pacote de medidas entre Projetos de Lei e Indicações ao Poder Executivo para aumentar a proteção aos idosos e estimular o envelhecimento ativo da população. Entre as propostas estão a que tipifica os crimes contra pessoa idosa e a que altera as regras trabalhistas para garantir a empregabilidade do idoso. Esta última prevê a capacitação de trabalhadores com mais de 50 anos que, em função da evolução tecnológica ficaram marginalizados no mercado de trabalho, com possibilidade de a empresa deduzir os custos do treinamento no imposto de renda.

O projeto também prevê o retorno de pessoas aposentadas para exercer atividades de treinamento, capacitação, monitoria e mentoria, por um período de dois anos, possibilitando a troca de experiências de uma geração para outra.

As propostas são resultado do estudo Brasil 2050: Os desafios de uma Nação que envelhece, publicado pelo Cedes. A publicação busca antecipar o cenário para os próximos anos e faz uma análise completa dos impactos da mudança de perfil populacional no Brasil, abordando os seguintes aspectos: Previdência Social; mercado de trabalho; sistema de saúde; violência contra o idoso; mobilidade urbana; educação ao longo da vida; direitos e garantias fundamentais das pessoas idosas e cuidados de longa duração.

O trabalho fornece um quadro plural e técnico sobre a dimensão dos esforços que o País terá frente ao rápido envelhecimento de sua população. Mais do que alarmar ou traçar um futuro apocalíptico, esta obra tem como objetivo, por um lado, sensibilizar a sociedade brasileira e os parlamentares do Congresso Nacional da gravidade do problema e, por outro, das oportunidades que se abrem.

A elaboração do estudo levou um ano e foi coordenada pelo consultor legislativo Alexandre Cândido, com a participação de outros consultores. A ideia nasceu da deputada Cristiane Brasil, que, pensando nos desafios de como lidar com as transformações de uma população que envelhece a passos rápidos, reuniu um grupo de especialistas para elaborar uma série de estudos capazes de ajudar nesse debate. O resultado desse esforço de quase um ano de trabalho foi compilado no livro.

Cedes

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País.

Compartilhe:

Leia mais
Falecimento Francisco Calasans Sinthoresp
CSB lamenta falecimento de Francisco Calasans Lacerda, presidente do Sinthoresp
sisems csb
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sacramento (Sisems) oficializa filiação à CSB
sede inss brasília
Justiça libera R$ 1,4 bilhão para pagar atrasados dos que venceram ações contra o INSS
pec fim escala 6x1
Projeto que põe fim à escala 6x1 e reduz jornada de trabalho é protocolado no Congresso
liberação saldo FGTS saque-aniversário
Governo vai liberar R$ 12 bilhões em desbloqueio de saldo retido pelo saque-aniversário do FGTS
reunião centrais sindicais luiz marinho e-consignado 25-02
Centrais sindicais debatem novo consignado para CLTs com ministro do Trabalho
Hugo Motta_Lula_Davi Alcolumbre
Governabilidade ou transformação? Os desafios do governo Lula
TST fachada
Tribunal Superior do Trabalho fixa tese sobre pedido de demissão de gestantes
reforma trabalhista aumentou ações na justiça
Reforma trabalhista causou aumento no número de ações na Justiça do Trabalho
concentração bancária e-consignado
Centrais querem evitar concentração bancária no novo consignado para CLTs