Carnaval: A decisão de cada estado sobre festas e ponto facultativo

Com rumores de cancelamento desde 2020, o Carnaval de 2021, que deveria acontecer entre os dias 15 e 17 de fevereiro, será bem diferente dos outros anos por conta da pandemia do novo coronavírus. Governos e prefeituras brasileiras se pronunciaram sobre as comemorações.

Alguns deles afirmaram que elas estavam canceladas nas regiões e anunciaram que pontos facultativos seriam suspensos. A seguir, saiba como vai estar a situação do seu estado e cidade durante o feriado.

Acre

No dia 5 de fevereiro, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), decidiu suspender pontos facultativos do período do Carnaval no estado. O anúncio já tinha sido feito por ele quando a região passou para a fase vermelha de restrições na tentativa de controlar a pandemia.

Alagoas

Em 4 de fevereiro as 102 cidades de Alagoas comunicaram a população, por meio da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), que decidiram a favor da suspensão das festas que aconteceriam durante o Carnaval por conta da pandemia.

Amapá

No dia 1º de fevereiro, o governo do Amapá suspendeu os eventos e o feriado no período do Carnaval por meio de decreto assinado pelo governador Waldez Góes. O documento proíbe também o consumo de bebida alcoólica nos fins de semana de fevereiro.

Amazonas

Em 29 de janeiro, o governador Wilson Lima afirmou que o feriado estava suspenso no Estado e que não haveria ponto facultativo. Segundo ele, essa é uma medida simbólica para evitar aglomerações e evitar que as pessoas viagem.

Bahia

As festividades de Carnaval estão canceladas em Salvador, e o governador Rui Costa afirmou que não haverá qualquer incentivo a comemorações de Carnaval no estado. Além disso, decisão conjunta do governo e da prefeitura anunciou, em 26 de janeiro, o cancelamento do ponto facultativo do feriado.

Ceará

O governador Camilo Santana cancelou o ponto facultativo e as festas de Carnaval no Estado. Festas e eventos comemorativos públicos ou privados também estão suspensos em Fortaleza.

Distrito Federal

Em 1º de fevereiro, o governador Ibaneis Rocha afirmou que iria manter o ponto facultativo de Carnaval no Distrito Federal. Nos dias 15 e 16, ele será o dia todo. No dia 17, até as 14h. No entanto, as festas públicas, funcionamento de boates e casas noturnas e realização de eventos permanecem cancelados.

Espírito Santo

O governo do Estado decidiu manter o ponto facultativo nos dias de Carnaval em decreto publicado no dia 22 de janeiro. No entanto, aglomerações e festas de rua estão proibidas no Espírito Santo.

Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, no dia 10 de fevereiro, em segunda e definitiva fase, a suspensão do feriado de Carnaval deste ano. A iniciativa tem o objetivo de evitar a circulação de pessoas nas áreas turísticas e reduzir a transmissão do vírus.

Maranhão

Em 2 de fevereiro, o governador Flávio Dino anunciou que não haverá feriado ou ponto facultativo para os servidores públicos estaduais durante o feriado. A Secma (Secretaria de Estado da Cultura) também afirmou que estará suspenso qualquer evento que crie aglomerações.

Mato Grosso

O governo do Mato Grosso também afirmou em comunicado à imprensa que cancelou o ponto facultativo de Carnaval, previsto para os dias 15 e 16, e até às 14h do dia 17 de fevereiro, para tentar reduzir o avanço da covid-19.

Mato Grosso do Sul

Em 3 de fevereiro, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, afirmou que a capital não terá ponto facultativo durante o feriado e que o expediente de trabalho será normal entre os dias 15 e 17 de fevereiro. No entanto, o Governo do Estado publicou nota afirmando que irá manter o ponto facultativo.

Minas Gerais

O governo de Minas Gerais também não terá ponto facultativo durante o Carnaval. A orientação é para que a população não organize festas com aglomeração e que não faça nenhuma viagem durante o período.

Pará

O governo estadual emitiu comunicado afirmando que o ponto facultativo foi cancelado durante o período e que está proibida a realização de festas.

Paraíba

Decreto do governo suspendeu festas de Carnaval em ambientes abertos e fechados. Outra determinação foi que, entre os dias 12 e 17 de fevereiro, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e praças de alimentação só poderão funcionar das 6h às 23h.

Também está proibida a comercialização de qualquer produto para consumo no próprio estabelecimento, antes e depois do horário estabelecido, podendo funcionar apenas por meio de delivery ou para retirada pelos próprios clientes. As prefeituras de João Pessoa e Campina Grande também não terão ponto facultativo no período do Carnaval.

Paraná

O Paraná também cancelou o Carnaval, o ponto facultativo dos servidores, e irá monitorar e penalizar festas organizadas pelo setor público e privado.

Pernambuco

O governo estadual de Pernambuco cancelou o ponto facultativo. Além disso, festas estão suspensas e proibidas.

Piauí

O governo estadual do Piauí cancelou o ponto facultativo durante o Carnaval e proibiu a realização de festas de Carnaval na região.

Rio de Janeiro

Depois da mudança dos desfiles de escola de samba para julho, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a festa não aconteceria nem no meio do ano. Além disso, o ponto facultativo do dia 15 também foi cancelado.

Rio Grande do Norte

O governo estadual publicou no Diário Oficial que decidiu suspender o ponto facultativo. As festas também estão canceladas e qualquer comemoração clandestina será monitorada.

Rio Grande do Sul

Não existe um decreto específico do governo sobre o Carnaval.

Rondônia

Foi emitida uma nota pelo Estado dizendo que o ponto facultativo está cancelado e que as festas estão proibidas.

Roraima

A prefeitura de Boa Vista cancelou a festa de Carnaval por conta da pandemia. Os pontos facultativos entre os dias 15, 16 e 17 serão mantidos, de acordo com o Diário Oficial do Município.

Santa Catarina

Foi decretado pelo Estado o cancelamento do ponto facultativo.

São Paulo

O estado e a prefeitura de São Paulo adiaram o Carnaval e cancelaram os pontos facultativos para evitar novas contaminações. Ainda não existe outra data para as festas.

Sergipe

O estado de Sergipe proibiu o ponto facultativo e, do dia 11 ao dia 21 de fevereiro, estão proibidas festas que estejam relacionadas ao Carnaval.

Tocantins

O Tocantins também suspendeu o ponto facultativo e as festas durante o feriado

 Fonte: UOL

Compartilhe:

Leia mais
nota de repudio fala gustavo gayer sobre gleisi hoffmann
Fala misógina de deputado sobre Gleisi Hoffmann desrespeita o trabalho de todas as mulheres
como funcionará novo crédito consignado trabalhador
Entenda como funcionará o novo programa de crédito consignado para o trabalhador
Trump terá que recontratar servidores
Justiça manda governo Trump recontratar servidores após ação de sindicatos nos EUA
projeto isenção imposto de renda 5 mil
Projeto de isenção de Imposto de Renda até 5 mil será apresentado nos próximos dias
jorge kajuru inegibilidade trabalho escravo
Projeto propõe inegibilidade de quem estiver na Lista Suja do Trabalho Escravo
Declaração Imposto de Renda 2025
Declaração do Imposto de Renda 2025 passará por mudanças; saiba
Antonio Neto e Lula lançamento crédito do trabalhador
CSB acompanha lançamento do "Crédito do Trabalhador", nova modalidade de consignado
reunião centrais marinho e macedo 12-03-25
Centrais sindicais se reúnem com ministros Luiz Marinho e Márcio Macêdo em Brasília
juros consignado clt
Trabalhadores CLT pagam mais juros no consignado que servidores e aposentados
crise saúde mental mulheres afastamentos
Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria