Carlos Conce defende que a comunicação é fundamental para o trabalho do líder sindical

Especialista reafirma o poder da palavra na atuação dos dirigentes

O clico de palestras do Congresso Estadual do Rio de Janeiro terminou com a palestra do mestre em comunicação Carlos Conce, que abordou a importância da oratória para o trabalho dos dirigentes sindicais. Ao apresentar as habilidades de comunicação fundamentais para os líderes – intelectual, emocional, verbal, vocal e visual –, o especialista explicou que o importante é ter noção não só da própria linguagem, mas também a noção da linguagem do outro.

“Quando se passa pela experiência do outro, se capta muito mais a atenção. Precisa ter a competência para adaptar a comunicação ao ouvinte”, disse Conce sobre as situações vividas pelos dirigentes sindicais em momentos como uma negociação salarial. Segundo o palestrante, “quanto maior a percepção, maior a capacidade de liderança”. “A boa oratória influencia pessoas. É preciso desenvolver o domínio da técnica e da boa prática”, emendou.

Para Carlos Conce, a influência necessária para o trabalho dos dirigentes é obtida com a junção do convencimento e com a persuasão. “O ouvinte verá primeiro a sua postura, seus gestos. Como líderes, temos de cuidar da nossa atuação, da nossa performance, analisar antes de começar o processo de comunicação; usar os recursos da voz”, orientou.

De maneira participativa, os congressistas ouviram do especialista as técnicas para dominar o discurso. Segundo Conce, são três as dicas para perder o medo de se comunicar: respiração consciente, concentração nas ideias e elocução pausada. “O líder tem de ter coração para agir, coragem para ir em frente. Como dominar o medo de falar em público? O medo de comunicar vem do não conhecimento do assunto, da técnica”, esclareceu.

Poder da palavra

O trabalho dos verdadeiros líderes, aponta o mestre em comunicação, versa com o poder da palavra para influenciar pessoas e, consequentemente, manter e ampliar direitos. “O juízo da comunicação acontece muito em qualquer campo. É preciso adentrar na linguagem do outro. Quanto maior a percepção do líder, melhor a comunicação”, pontuou Conce, reafirmando que é necessário pensar que “comunicação é 50% falar e 50% perceber”.

Neste processo de oratória, que envolve o poder da palavra, o palestrante deixou claro que “uma palavra pronunciada adequadamente faz toda a diferença”. “Use adequadamente a voz. Cuide da sua expressão corporal, da aparência e postura. Expressividade com emoção faz diferença. Com habilidade vocal, nós podemos controlar o volume, a velocidade e o tom da nossa voz, inclusive prolongando as sílabas como fazia tão bem Leonel Brizola”, finalizou.

Veja a apresentação de Carlos Conce

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem