Carlos Conce defende que a comunicação é fundamental para o trabalho do líder sindical

Especialista reafirma o poder da palavra na atuação dos dirigentes

O clico de palestras do Congresso Estadual do Rio de Janeiro terminou com a palestra do mestre em comunicação Carlos Conce, que abordou a importância da oratória para o trabalho dos dirigentes sindicais. Ao apresentar as habilidades de comunicação fundamentais para os líderes – intelectual, emocional, verbal, vocal e visual –, o especialista explicou que o importante é ter noção não só da própria linguagem, mas também a noção da linguagem do outro.

“Quando se passa pela experiência do outro, se capta muito mais a atenção. Precisa ter a competência para adaptar a comunicação ao ouvinte”, disse Conce sobre as situações vividas pelos dirigentes sindicais em momentos como uma negociação salarial. Segundo o palestrante, “quanto maior a percepção, maior a capacidade de liderança”. “A boa oratória influencia pessoas. É preciso desenvolver o domínio da técnica e da boa prática”, emendou.

Para Carlos Conce, a influência necessária para o trabalho dos dirigentes é obtida com a junção do convencimento e com a persuasão. “O ouvinte verá primeiro a sua postura, seus gestos. Como líderes, temos de cuidar da nossa atuação, da nossa performance, analisar antes de começar o processo de comunicação; usar os recursos da voz”, orientou.

De maneira participativa, os congressistas ouviram do especialista as técnicas para dominar o discurso. Segundo Conce, são três as dicas para perder o medo de se comunicar: respiração consciente, concentração nas ideias e elocução pausada. “O líder tem de ter coração para agir, coragem para ir em frente. Como dominar o medo de falar em público? O medo de comunicar vem do não conhecimento do assunto, da técnica”, esclareceu.

Poder da palavra

O trabalho dos verdadeiros líderes, aponta o mestre em comunicação, versa com o poder da palavra para influenciar pessoas e, consequentemente, manter e ampliar direitos. “O juízo da comunicação acontece muito em qualquer campo. É preciso adentrar na linguagem do outro. Quanto maior a percepção do líder, melhor a comunicação”, pontuou Conce, reafirmando que é necessário pensar que “comunicação é 50% falar e 50% perceber”.

Neste processo de oratória, que envolve o poder da palavra, o palestrante deixou claro que “uma palavra pronunciada adequadamente faz toda a diferença”. “Use adequadamente a voz. Cuide da sua expressão corporal, da aparência e postura. Expressividade com emoção faz diferença. Com habilidade vocal, nós podemos controlar o volume, a velocidade e o tom da nossa voz, inclusive prolongando as sílabas como fazia tão bem Leonel Brizola”, finalizou.

Veja a apresentação de Carlos Conce

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial