“Proposta patronal de VR não paga um combo do Big Mac”, diz presidente do Sindpd-SP

Na última sexta-feira (12), o Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação de São Paulo) e o Seprosp (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados de São Paulo) se reuniram para a segunda rodada da negociação coletiva da Campanha Salarial 2024.

Novamente os patrões ofereceram uma proposta abaixo até dos índices inflacionários, o que foi avaliado como “desrespeitoso” pelo Sindpd (assista a trechos da reunião no fim da matéria). A proposta de 3,5% (três e meio por cento) foi recusada novamente na mesa de negociação. 

“Por mais que tenha tido um avanço mínimo, você mesmo citou o índice de inflação do período, mas não vamos tratar pelo índice. Queremos aumento real”, rebateu Neto, presidente do Sindpd e da CSB.

Acompanhe a campanha salarial 2024 do Sinpd-SP

Um dos pedidos do setor patronal foi colocado na cláusula de vale-refeição a não obrigatoriedade do pagamento do benefício nas férias. O que foi negado pelo presidente do Sindpd.

“O pedido de vocês reforça o que sempre conversamos: tem que pagar. Não vou mudar a cláusula do vale-refeição porque para nós está incluído na cláusula o pagamento nas férias, no mínimo nas férias”, respondeu Neto.

O presidente do Sindpd lembrou que a cláusula do vale-refeição foi conquistada em dissídio de greve no tribunal, a partir de um normativo precedente que não exclui o pagamento nas férias.

Sobre a proposta de reajuste de 3,5% no valor do vale-refeição, Antonio Neto apresentou que demonstra a disparidade nas pesquisas do valor atual com o preço médio praticado nos restaurantes.

“O valor que você está oferecendo de vale-refeição não paga um combo do McDonald’s, não paga um combo do Big Mac, que é o básico do MC e que custa em média 32 reais”, criticou.

O presidente do Seprosp rebateu: “O vale-refeição não foi criado para alimentar o trabalhador. Foi criado para não pagar imposto. Foi criado para diminuir a carga tributária sobre a folha de pagamento. Isso é uma complementação”, pontuou Luigi Nese.

“Isso aqui (VR) garante que os companheiros se alimentem. Garante porque o salário não dá! Olha o que você está oferecendo de piso (salário normativo)”, respondeu Neto.

O presidente do Sindpd apresentou uma contraproposta: “Eu topo concordar usando o acordo sobre o legislado (611-A da CLT) que o pagamento pode ser feito em dinheiro, se vocês toparem pagar o valor de R$ 35 por dia”, propôs o representante dos trabalhadores.

O representante patronal disse que levaria uma proposta para análise jurídica. Assim como a mesma possibilidade para o vale-transporte.

Com relação a outros pontos como as regras mais severas para as empresas que não negociam a PLR, a obrigatoriedade das homologações no sindicato, mudanças no custeio do home office e a multa em caso de demissão em massa sem negociação, os patrões demonstraram contrariedade, mas presumiram rediscutir .

Saiba mais: Profissionais de T.I. definem pauta da categoria em assembleia do Sindpd-SP

Já foi aceito pelo patronato a obrigações de transporte noturno estendido, a contabilização da hora extra logo após um período de tolerância de cinco minutos, a alteração da redação da cláusula de filhos com deficiência, incluindo o acesso ao benefício para filhos com neurodiversidades. As demais cláusulas seguem em negociação.

Confira o vídeo da reunião:

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem