Brasília sedia debate sobre a participação social na América do Sul

A CSB estará no evento, que tem como objetivo debater e articular a atuação da sociedade no governo

No dias 15 e 16 de setembro, a Secretaria-Geral da Presidência da República promoverá o debate Participação Social nos Progressos da Integração Regional.  O encontro contará com a presença de representantes da sociedade civil, centrais sindicais, ONGs, pesquisadores, gestores públicos e especialistas. Com o evento, o governo pretende debater o papel da participação social no Mercosul e na Unasul, além de fortalecer a voz da sociedadenas decisões políticas na América do Sul, propondo estratégias para identificar as barreiras que impedem a atuação, bem como consolidando a participação social. A CSB participará do encontro.

O debate surgiu como uma proposta do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que, na ocasião do I Foro de Participação Cidadã da Unasul (FPCU), percebeu a necessidade da retomada de reuniões com os movimentos social e sindical para tratar de políticas de participação social. Os principais pontos discutidos no encontro serão compilados num relatório que servirá de base para aprimorar a atuação da sociedade civil brasileira como protagonista da integração regional e da Secretaria-Geral da Presidência da República como facilitador da participação social em foros internacionais. Além disso, serão apresentadas as pautas debatidas do Foro e na XVI Cúpula Social do Mercosul.

No encontro, será abordada a possibilidade da integração social, para além da integração política e econômica, com foco no fortalecimento geopolítico.  Segundo Antonio Neto, presidente da CSB, o debate com o movimento sindical é fundamental para o exercício da democracia. “As centrais sindicais e sociedade têm muito a contribuir para a melhoria dos serviços públicos e das políticas de Estado”, disse.

Participação social na América do Sul

A XVI Cúpula Social do Mercosul  foi a primeira a ser realizada desde que começou a funcionar a Unidade de Participação Social do Mercosul (UPS), chefiada pela argentina Mariana Vazques. A reunião aconteceu na Venezuela, em julho deste ano.  Na ocasião, foram debatidos os seguintes pontos: negociação Mercosul / União Europeia; migração/livre circulação; direitos humanos; trabalho; e Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul Social  (Focem) e o Fundo de Participação Social.

Durante a Cúpula, aproximadamente 200 participantes se dividiram em quatro mesas temáticas: geopolítica “nuestroamericana”; os direitos humanos, dos povos e da natureza; economia social e soberania alimentar; independência do conhecimento e das tecnologias de informação e de comunicação social. No final do encontro, foram apresentadas as sínteses de cada mesa temática em plenária e elaborada a Declaração Conjunta da XVI Cúpula Social do Mercosul.

Outro evento que abordou a participação social este ano foi I Foro de Participação Cidadã da Unasul, que aconteceu na Bolívia entre os dias 13 e 15 de agosto. De acordo com a organização do encontro, 200 representantes de 10 países participaram do I FPCU. O evento teve o objetivo de reiterar o diálogo e a participação social nas instâncias de integração político-diplomática na União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O debate da participação social como fator essencial para a construção da integração regional, de modo plural, democrático, diverso, independente e livre é o foco principal do Fórum. Pertencem à Unasul: Argentina , Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela.

 Acompanhe a cobertura do evento no site da CSB.

 Serviço

Debate Participação Social nos Progressos da Integração Regional

15 de setembro – das 13h30 às 19h – e dia 16 das 8h às 17h

Local: Salão Leste do Palácio do Governo – Brasília

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial