Brasília sedia debate sobre a participação social na América do Sul

A CSB estará no evento, que tem como objetivo debater e articular a atuação da sociedade no governo

No dias 15 e 16 de setembro, a Secretaria-Geral da Presidência da República promoverá o debate Participação Social nos Progressos da Integração Regional.  O encontro contará com a presença de representantes da sociedade civil, centrais sindicais, ONGs, pesquisadores, gestores públicos e especialistas. Com o evento, o governo pretende debater o papel da participação social no Mercosul e na Unasul, além de fortalecer a voz da sociedadenas decisões políticas na América do Sul, propondo estratégias para identificar as barreiras que impedem a atuação, bem como consolidando a participação social. A CSB participará do encontro.

O debate surgiu como uma proposta do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que, na ocasião do I Foro de Participação Cidadã da Unasul (FPCU), percebeu a necessidade da retomada de reuniões com os movimentos social e sindical para tratar de políticas de participação social. Os principais pontos discutidos no encontro serão compilados num relatório que servirá de base para aprimorar a atuação da sociedade civil brasileira como protagonista da integração regional e da Secretaria-Geral da Presidência da República como facilitador da participação social em foros internacionais. Além disso, serão apresentadas as pautas debatidas do Foro e na XVI Cúpula Social do Mercosul.

No encontro, será abordada a possibilidade da integração social, para além da integração política e econômica, com foco no fortalecimento geopolítico.  Segundo Antonio Neto, presidente da CSB, o debate com o movimento sindical é fundamental para o exercício da democracia. “As centrais sindicais e sociedade têm muito a contribuir para a melhoria dos serviços públicos e das políticas de Estado”, disse.

Participação social na América do Sul

A XVI Cúpula Social do Mercosul  foi a primeira a ser realizada desde que começou a funcionar a Unidade de Participação Social do Mercosul (UPS), chefiada pela argentina Mariana Vazques. A reunião aconteceu na Venezuela, em julho deste ano.  Na ocasião, foram debatidos os seguintes pontos: negociação Mercosul / União Europeia; migração/livre circulação; direitos humanos; trabalho; e Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul Social  (Focem) e o Fundo de Participação Social.

Durante a Cúpula, aproximadamente 200 participantes se dividiram em quatro mesas temáticas: geopolítica “nuestroamericana”; os direitos humanos, dos povos e da natureza; economia social e soberania alimentar; independência do conhecimento e das tecnologias de informação e de comunicação social. No final do encontro, foram apresentadas as sínteses de cada mesa temática em plenária e elaborada a Declaração Conjunta da XVI Cúpula Social do Mercosul.

Outro evento que abordou a participação social este ano foi I Foro de Participação Cidadã da Unasul, que aconteceu na Bolívia entre os dias 13 e 15 de agosto. De acordo com a organização do encontro, 200 representantes de 10 países participaram do I FPCU. O evento teve o objetivo de reiterar o diálogo e a participação social nas instâncias de integração político-diplomática na União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O debate da participação social como fator essencial para a construção da integração regional, de modo plural, democrático, diverso, independente e livre é o foco principal do Fórum. Pertencem à Unasul: Argentina , Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela.

 Acompanhe a cobertura do evento no site da CSB.

 Serviço

Debate Participação Social nos Progressos da Integração Regional

15 de setembro – das 13h30 às 19h – e dia 16 das 8h às 17h

Local: Salão Leste do Palácio do Governo – Brasília

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver