Brasília sedia debate sobre a participação social na América do Sul

A CSB estará no evento, que tem como objetivo debater e articular a atuação da sociedade no governo

No dias 15 e 16 de setembro, a Secretaria-Geral da Presidência da República promoverá o debate Participação Social nos Progressos da Integração Regional.  O encontro contará com a presença de representantes da sociedade civil, centrais sindicais, ONGs, pesquisadores, gestores públicos e especialistas. Com o evento, o governo pretende debater o papel da participação social no Mercosul e na Unasul, além de fortalecer a voz da sociedadenas decisões políticas na América do Sul, propondo estratégias para identificar as barreiras que impedem a atuação, bem como consolidando a participação social. A CSB participará do encontro.

O debate surgiu como uma proposta do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que, na ocasião do I Foro de Participação Cidadã da Unasul (FPCU), percebeu a necessidade da retomada de reuniões com os movimentos social e sindical para tratar de políticas de participação social. Os principais pontos discutidos no encontro serão compilados num relatório que servirá de base para aprimorar a atuação da sociedade civil brasileira como protagonista da integração regional e da Secretaria-Geral da Presidência da República como facilitador da participação social em foros internacionais. Além disso, serão apresentadas as pautas debatidas do Foro e na XVI Cúpula Social do Mercosul.

No encontro, será abordada a possibilidade da integração social, para além da integração política e econômica, com foco no fortalecimento geopolítico.  Segundo Antonio Neto, presidente da CSB, o debate com o movimento sindical é fundamental para o exercício da democracia. “As centrais sindicais e sociedade têm muito a contribuir para a melhoria dos serviços públicos e das políticas de Estado”, disse.

Participação social na América do Sul

A XVI Cúpula Social do Mercosul  foi a primeira a ser realizada desde que começou a funcionar a Unidade de Participação Social do Mercosul (UPS), chefiada pela argentina Mariana Vazques. A reunião aconteceu na Venezuela, em julho deste ano.  Na ocasião, foram debatidos os seguintes pontos: negociação Mercosul / União Europeia; migração/livre circulação; direitos humanos; trabalho; e Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul Social  (Focem) e o Fundo de Participação Social.

Durante a Cúpula, aproximadamente 200 participantes se dividiram em quatro mesas temáticas: geopolítica “nuestroamericana”; os direitos humanos, dos povos e da natureza; economia social e soberania alimentar; independência do conhecimento e das tecnologias de informação e de comunicação social. No final do encontro, foram apresentadas as sínteses de cada mesa temática em plenária e elaborada a Declaração Conjunta da XVI Cúpula Social do Mercosul.

Outro evento que abordou a participação social este ano foi I Foro de Participação Cidadã da Unasul, que aconteceu na Bolívia entre os dias 13 e 15 de agosto. De acordo com a organização do encontro, 200 representantes de 10 países participaram do I FPCU. O evento teve o objetivo de reiterar o diálogo e a participação social nas instâncias de integração político-diplomática na União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O debate da participação social como fator essencial para a construção da integração regional, de modo plural, democrático, diverso, independente e livre é o foco principal do Fórum. Pertencem à Unasul: Argentina , Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela.

 Acompanhe a cobertura do evento no site da CSB.

 Serviço

Debate Participação Social nos Progressos da Integração Regional

15 de setembro – das 13h30 às 19h – e dia 16 das 8h às 17h

Local: Salão Leste do Palácio do Governo – Brasília

Compartilhe:

Leia mais
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Produtividade aumenta em empresas que adotaram semana de 4 dias de trabalho no Brasil
IRPF 2025
Imposto de Renda 2025: confira tabela, prazos e quem precisa fazer a declaração
regulamentação trabalho aplicativos união europeia
União Europeia: o trabalho em plataformas digitais exige regulação, por Clemente Ganz
processos justiça trabalhista
Sobre números e narrativas na Justiça Trabalhista, por Guilherme Guimarães Feliciano
campanha contra escala 6x1 presidente prudente
Conselho Intersindical de Presidente Prudente intensifica campanha pelo fim da escala 6x1
encontro executiva nacional csb 2025
Encontro da Executiva Nacional 2025 tem programação e local confirmados! Participe!
Panfletagem março mulher
Centrais dão início à campanha "Março Mulher" com panfletagem sobre Política Nacional de Cuidados
saque fgts saldo bloqueado
Liberação de saldo bloqueado por saque-aniversário do FGTS começa hoje; veja calendário
fgts ações trabalhistas
TST altera regras para pagamento do FGTS e multa rescisória em ações; entenda
Cena de ainda estou aqui
Centrais sindicais pedem fortalecimento da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos