Auditoria Cidadã lança Frente Parlamentar Mista pela auditoria da Dívida Pública

Iniciativa contou com apoio da Central dos Sindicatos brasileiros

Com o apoio da CSB, das demais centrais sindicais e dos movimentos sociais, a Auditoria Cidadã da Dívida lançou, nesta terça-feira (9), a Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com participação popular. O evento de lançamento aconteceu no Hall da Taquigrafia, no Anexo IIda Câmara dos Deputados.

A iniciativa tem como objetiv_MG_6689o cobrar a realização da auditoria da dívida pública, combater projetos como a Proposta de Emenda à Constituição nº 241/2016 e o Projeto de Lei Complementar nº 257/2016, que propõem a diminuição do investimento público em áreas como educação, saúde e sucateamento do serviço público para manter o pagamento de juros e amortizações da dívida. A Frente pretende ser um espaço para o aprofundamento nos estudos e levantamentos sobre o endividamento público, seus mecanismos e seus impactos sociais. Os grupos formados para atuar na Frente Parlamentar Mista debaterão temas como a centralidade da dívida e os juros altos. A lista completa com os temas pode ser vista aqui.

_MG_6676

Hoje, a dívida pública consome mais de 40% do orçamento federal. Apenas com o pagamento de juros e amortizações o Brasil gasta mais de R$ 2 bilhões por dia. A auditoria estava no Plano_MG_6715 Plurianual (PPA 2016-2019), incluída por meio de emenda pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e acatada pela Comissão de Finanças e Tributação na Câmara dos Deputados, mas acabou vetada. “Nós, da CSB, vamos continuar lutando para que a auditória da dívida pública seja viabilizada e aconteça. Esse dinheiro da União que está sendo comprometido com bancos para o pagamento da dívida poderia estar sendo investido na educação, saúde, infraestrutura e em desenvolvimento para o Brasil”, disse Cosme Nogueira, secretário de Formação Sindical da CSB e presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais (FESERP-MG).  

_MG_6696Segundo a Auditoria Cidadã, o pagamento de juros da dívida assombra o desenvolvimento do País na medida em que impõe uma agenda econômica que sacrifica a população e impede investimentos urgentes e necessários para o avanço do Brasil. Para a associação, coordenada pela auditora fiscal aposentada Maria Lucia Fattorelli, é importante promover um profundo debate junto à sociedade e aos parlamentares sobre a urgência de auditar a dívida, para que a sociedade não continue arcando com uma conta impagável e, em grande parte, desconhecida.

A CPI da Dívida foi instalada em 2009, porém os relatórios da investigação que apontavam diversas irregularidades nos títulos e pagamentos da dívida foram entregues ao Ministério Público em 2010 e estão engavetados até hoje.

Compartilhe:

Leia mais
Ainda Estou Aqui melhor filme oscar
Indicado a Melhor Filme no Oscar, Ainda Estou Aqui faz história resgatando trauma da ditadura militar
negociação coletiva reajuste acima inflação dieese 2024
Dieese: Reajuste salarial foi acima da inflação em 85% das negociações coletivas em 2024
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link