CSB participa da organização do evento que homenageará trabalhadores e sindicalistas vítimas da ditadura militar
Está marcado para 1º de fevereiro um ato unitário promovido pela CSB, as demais centrais e o Coletivo Sindical de apoio ao Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical”. O evento “Unidos, Jamais Vencidos” acontecerá em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, e relembrará os 50 anos do golpe de 1964. Trabalhadores e sindicalistas que foram perseguidos pela ditadura serão homenageados com um diploma assinado por todas as centrais.
A iniciativa faz parte das ações que buscam resgatar a memória e a verdade dos fatos ocorridos durante o regime militar no Brasil. Ismael Antônio de Sousa representa a CSB no Grupo de Trabalho e destaca a importância do resgate de um dos momentos mais marcantes da história do País.
“Em São Bernardo existe um parque industrial importantíssimo para o Brasil. Esse ato representa a importância dos trabalhadores do ABC na luta contra um momento tenebroso vivido por aqueles que queriam uma nação democrática”, ressaltou Ismael de Souza.
A região abriga grandes indústrias automobilísticas multinacionais e, pela grande concentração de trabalhadores, foi palco de greves que marcaram a luta da classe operária e do movimento sindical no final de década de 1970.
Comissão da Verdade
O representante da CSB prevê um ano de muito trabalho em 2014 para a Comissão da Memória e Verdade. O grupo precisa finalizar o relatório com as histórias de perseguição, bem como a relação de pessoas que sofreram com o regime militar.
“Nesses 50 anos de golpe, temos muito trabalho pela frente. A prorrogação do prazo nos dará mais tempo para apurar os fatos e preparar um documento completo”, reforçou Ismael de Souza.
Clique aqui e acompanhe as ações do Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical”.
Serviço
Ato Sindical Unitário – “Unidos, Jamais Vencidos”
Quando: 1º de fevereiro, às 13h – Teatro Cacilda Becker – Praça Samuel Sabattini, nº 50 – Paço Municipal de São Bernardo do Campo