Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprova o reajuste do piso salarial dos trabalhadores

Após votação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi aprovado o reajuste do piso salarial. O resultado da votação, que ocorreu na última quarta-feira, 20, contou com 30 votos a favor e 2, contra.

O projeto, que será sancionado pelo governador do estado, Carlos Moisés, prevê o aumento de 4,97% e tem validade a partir do dia 1 de janeiro de 2020.

O dirigente sindical Nicolau de Almeida, que esteve presente em todo o processo negociação do reajuste, comentou sobre a importância da Central dos Sindicato Brasileiros (CSB) para o projeto. “Fomos a central sindical que compareceu a todas atividades que teve, juntamente com o Dieese e as outras centrais, com o objetivo de fechar a negociação. Acompanhamos o processo como um todo”.

Relembre o processo

A negociação iniciou com a entrega da pauta dos trabalhadores no dia 19 de novembro de 2019. Depois, quatro rodadas de negociação foram realizadas, entre dezembro e janeiro, para chegarem a um acordo no dia 30/01. Na sequência, conforme prevê a Lei nº 459, de 30/10/2009, que criou o Piso, a pauta do acordo foi entregue ao governador para ser transformado em Projeto de Lei do Executivo.

O governador Carlos Moisés recebeu os representantes das Centrais Sindicais e Federação dos Trabalhadores e também os representantes dos empresários, no dia 06/02 e logo na semana seguinte encaminhou o PL à Assembleia Legislativa.

A partir disso iniciou a fase do trâmite Legislativo, e mais uma vez os representantes do Dieese, Centrais Sindicais e Federações foram conversar com os deputados para sensibilizá-los da importância da aprovação dessa Lei, que atinge de forma direta e indireta, cerca de 1 milhão de trabalhadores catarinenses. Desta forma, o PL entrou na pauta da reunião da Comissão de Constituição e Justiça na terça-feira, 18/02, onde foi aprovado por unanimidade, seguindo para a Comissão de Finanças e Tributação no dia de hoje, 19/02, onde foi aprovado com um voto contrário e na mesma manhã seguiu para análise da Comissão de Trabalho e Serviço Público, onde recebeu aprovação unânime.

Cumprindo a tramitação Legislativa, o PL seguiu para cotação em Plenário na tarde desta quarta-feira, onde recebeu 30 votos a favor e 2 contrários, sendo aprovado. Agora, volta às mãos do governador Carlos Moisés para sanção.

Compartilhe:

Leia mais
Desemprego atinge menor patamar da história
Desemprego fecha 2024 em 6,2%, menor índice da história; mercado reage negativamente
pagamento cartão restaurante vale-refeição
Governo estuda mudança nas regras do vale-refeição e vale-alimentação para reduzir custos
novo empréstimo consignado trabalhador clt - foto dinheiro cédula real
Trabalhadores com carteira assinada terão novo modelo de crédito consignado, anuncia governo
Reunião Femergs promotora educação santa maria
Federação dos Municipários do RS faz reunião com promotora regional de Educação de Santa Maria
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Brasil gerou 1,69 milhão de empregos com carteira assinada em 2024, aumento de 16,5%
CSB-BA caminhada dia nacional combate ao trabalho escravo
CSB-BA participa de caminhada do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo em Salvador
centrais sindicais apoiam marcio pochmann ibge
Centrais sindicais prestam solidariedade ao presidente do IBGE, Marcio Pochmann
Gabriel Galípolo presidente banco central aumento juros
Galípolo inicia ciclo à frente do Banco Central frustrando os interesses do Brasil
Sinab 36 Romaria Nacional Aposentados
Sinab e CSB marcam presença na 36ª Romaria Nacional dos Aposentados em Aparecida (SP)
reunião sindicatos MT
De volta ao cenário político de MT, lideranças sindicais afirmam que objetivo é dialogar