As imagens que chegam hoje de São Paulo e de Curitiba, em pleno 2015, não são diferentes da selvageria praticada pela polícia de Chicago contra os trabalhadores, 129 anos atrás

*Teovaldo José Aparecido

Em maio de 1886, cerca de 100 mil trabalhadores entraram em greve na cidade de Chicago, então o principal centro industrial dos Estados Unidos. A bandeira de luta do movimento era uma jornada legal de trabalho de oito horas diárias (oito horas de trabalho, oito de lazer e oito de repouso). Naquela época, jornadas de 16 horas diárias eram práticas amplamente comuns, e o único limite para a duração diária do trabalho era o esgotamento físico do trabalhador.

Sem capacidade de diálogo e de entendimento, as forças patronais e o governo daquele país ordenaram que a polícia sufocasse o movimento. A violência dos policiais contra os trabalhadores deixou seis trabalhadores mortos e centenas de pessoas feridas.  Os líderes da luta por uma jornada minimamente humana de trabalho foram presos. O julgamento foi severo: quatro foram condenados à morte e enforcados, um suicidou-se na prisão e três pegaram prisão perpétua.

Instituído em 1889 num congresso socialista realizado em Paris, em homenagem aos trabalhadores assassinados em Chicago, a data de 1º de maio passou, então, a ser encarada como o dia internacional de luto e de luta dos trabalhadores.

Não há dúvida de que, a despeito dos avanços conquistados, o choque de interesses entre patrões é uma realidade evidente e cristalina, mesmo após Getulio Vargas ter deixado o legado conquistado pelos trabalhadores em 1º de maio de 1943, e hoje é lamentável ver a presidente do Brasil, que diz ser do Partido dos Trabalhadores, dando um golpe desta envergadura, como as MPs 664 e 665, numa classe tão sofrida como os trabalhadores do nosso Brasil, que desde os primórdios sempre foram explorados pelos patrões e o capital estrangeiro. Sem mais delongas, e esperançoso por um Brasil mais justo e igualitário.

(*) Presidente da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Minas Gerais.

Compartilhe:

Leia mais
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!
greve geral argentina cgt
Centrais sindicais argentinas convocam greve geral contra políticas de Javier Milei
havan condenada assédio eleitoral
Justiça do Trabalho condena Havan por assédio eleitoral contra ex-funcionária
taxa de juros para famílias cresce
Taxa de juros para famílias cresce e alcança maior nível desde agosto 2023
debate dieese cop 30 paulo de oliveira
Agenda ambiental não pode ignorar justiça social, defende CSB em debate pré COP 30
13o aposentados inss consulta
Consulta do valor do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa em maio