Aprimoramento da indústria e do sistema educacional é a melhor alternativa para o futuro do trabalho

As pautas que foram levantadas no Seminário Pelo Futuro do Trabalho estão, sem dúvida alguma, entre as mais pertinentes para os trabalhadores do Brasil e do mundo. Porém, a questão da geração de empregos dentro de um contexto em que diferentes ocupações serão pulverizadas pela tecnologia, foi central. Dessa forma, as soluções passam pelo investimento na indústria – capaz de gerar empregos e salários –  e pelo aprimoramento do nosso sistema educacional, que deve criar profissionais críticos e aptos a resolver problemas.

Tais conclusões se deram a partir de debates entre as seis principais centrais sindicais brasileiras – CSB, CTB, UGT, Nova Central, CUT e Força Sindical – e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

A partir do diálogo, que envolveu diversas instituições, foi possível perceber a necessidade da criação de um novo sistema escolar. O sistema Steam (ciência, engenharia, artes e matemática na sigla inglesa) já é uma realidade no mundo e deve ser pensado para o Brasil. De acordo com estudiosos da área do ensino e da produção, é necessário estruturar uma educação que dialogue com a realidade de fato, que tenha como alicerce a inovação. Além disso, é claro, não devemos nos esquecer da requalificação dos profissionais que já estão no mercado, mas que perderão seus empregos para robôs e para a automação.

Outro fator importantíssimo, porém pouco lembrado, é a urgência de se investir na indústria, para que ela acompanhe as transformações trazidas pela 4ª Revolução Industrial. É necessário criar um setor produtivo que acompanhe as novidades e esteja compatível ao nível de qualificação desses novos trabalhadores, com um próspero mercado de empregos.

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), foi representada pelo seu presidente, Antonio Neto, que ressaltou a importância do diálogo como ferramenta para construção da melhor conjuntura possível. “O diálogo se dá entre os diferentes e ele será profícuo se formo capazes de ouvir, de abrir nossa imaginação para criar propostas que coloquem nosso povo como protagonista. Desta forma, seremos capazes de construir um Brasil melhor”, pontuou Neto.

Compartilhe:

Leia mais
encontro csb encerramento
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: Tribuna livre e encerramento
CSB no Senado Flavio Werneck 9-5-25
No Senado, CSB lembra como todo direito trabalhista foi conquistado com resistência
brasil fecha acordos com a china
Brasil fecha acordos com gigantes chinesas em tecnologia, logística e outras áreas
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) entram em greve e paralisam 100% da frota de ônibus na cidade
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas