Aprimoramento da indústria e do sistema educacional é a melhor alternativa para o futuro do trabalho

As pautas que foram levantadas no Seminário Pelo Futuro do Trabalho estão, sem dúvida alguma, entre as mais pertinentes para os trabalhadores do Brasil e do mundo. Porém, a questão da geração de empregos dentro de um contexto em que diferentes ocupações serão pulverizadas pela tecnologia, foi central. Dessa forma, as soluções passam pelo investimento na indústria – capaz de gerar empregos e salários –  e pelo aprimoramento do nosso sistema educacional, que deve criar profissionais críticos e aptos a resolver problemas.

Tais conclusões se deram a partir de debates entre as seis principais centrais sindicais brasileiras – CSB, CTB, UGT, Nova Central, CUT e Força Sindical – e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

A partir do diálogo, que envolveu diversas instituições, foi possível perceber a necessidade da criação de um novo sistema escolar. O sistema Steam (ciência, engenharia, artes e matemática na sigla inglesa) já é uma realidade no mundo e deve ser pensado para o Brasil. De acordo com estudiosos da área do ensino e da produção, é necessário estruturar uma educação que dialogue com a realidade de fato, que tenha como alicerce a inovação. Além disso, é claro, não devemos nos esquecer da requalificação dos profissionais que já estão no mercado, mas que perderão seus empregos para robôs e para a automação.

Outro fator importantíssimo, porém pouco lembrado, é a urgência de se investir na indústria, para que ela acompanhe as transformações trazidas pela 4ª Revolução Industrial. É necessário criar um setor produtivo que acompanhe as novidades e esteja compatível ao nível de qualificação desses novos trabalhadores, com um próspero mercado de empregos.

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), foi representada pelo seu presidente, Antonio Neto, que ressaltou a importância do diálogo como ferramenta para construção da melhor conjuntura possível. “O diálogo se dá entre os diferentes e ele será profícuo se formo capazes de ouvir, de abrir nossa imaginação para criar propostas que coloquem nosso povo como protagonista. Desta forma, seremos capazes de construir um Brasil melhor”, pontuou Neto.

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil