Central dos Sindicatos Brasileiros

Após descartar ministério, Lula cogita Alckmin à frente de ‘conselhão’

Após descartar ministério, Lula cogita Alckmin à frente de ‘conselhão’
Durante encontro com deputados em Brasília, o presidente eleito Lula abriu seu discurso de 40 minutos desmentindo boatos que o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), assumirá o comando de algum ministério. Segundo ele, colocar o vice-presidente como coordenador de sua equipe de transição foi uma escolha estratégica justamente para evitar especulações deste tipo.
“Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador para que ninguém pensasse que o coordenador vai ser ministro. Ele não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente”, disse. Ao lado de Lula neste momento, Alckmin acenou com a cabeça concordando com a fala.
O futuro presidente temia que qualquer outro nome que assumisse a coordenação ficasse na expectativa de ser ministro quando o novo governo começasse, e aproveitou para alertar os demais nomes que integram a equipe. “Ninguém fique trabalhando como se ‘ah, eu vou ser ministro porque fui escolhido para comissão de transição. Pode ser ou pode não ser”.
No entanto, até a fala de Lula hoje, os boatos de um ministério para Alckmin continuavam circulando, sendo a Defesa ou alguma pasta na área econômica citadas como as mais prováveis pela mídia.
‘Conselhão’
De acordo com informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metropoles, Alckmin agora é cotado para coordenar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o qual Lula pretende retomar.
Conhecido como “Conselhão”, o grupo que reunia ministros, empresários e representantes da sociedade civil foi instalado no primeiro governo do petista para discutir decisões políticas.