Presidente da CSB se encontrou com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para tratar da reativação do Conselho
O presidente da CSB, Antonio Neto, participou na quinta-feira (dia 28), em Brasília, da primeira reunião do Comitê Gestor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Durante o encontro, o governo confirmou a sua intenção de reativar o Conselhão e fazer dele um fórum para debater o desenvolvimento do Brasil.
Na reunião, o ministro falou sobre a importância de retomar o CDES como um espaço de diálogo e aconselhamento ao presidente da República. “O poder não é mais verticalizado, ele é horizontalizado”, observou Eliseu Padilha, destacando que é imprescindível ouvir a sociedade para que o governo seja de fato “um amplificador das vontades da Nação”.
Para o presidente da CSB, o Conselho deve estar em sintonia com o governo para “ter claro qual é o papel do Estado, o que é estratégico para o desenvolvimento, e a partir daí pautar a discussão”. Neto é um dos 92 conselheiros escolhidos para o CDES entre destacados membros da sociedade.
O dirigente da CSB também integra o Comitê Gestor da instituição, formado por seis membros eleitos pela totalidade dos conselheiros e instituído para facilitar a gestão entre o Conselho e o governo.
Além de Antonio Neto, entre os demais integrantes do Comitê Gestor estão Clemente Ganz Lúcio, diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; e Luiz Moan, ex-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Prioridades
No primeiro semestre de 2016, os conselheiros definiram temas prioritários para os debates no CDES, entre eles “medidas de retomada do crescimento”.
A secretária Patricia Audi, responsável na Casa Civil por organizar os trabalhos do CDES, explica que o governo quer um diálogo que traga resultados concretos. “Precisamos transformar as discussões em políticas públicas coordenadas, factíveis e próximas da sociedade”, frisou.
Segundo a secretária, a expectativa da Casa Civil é realizar uma reunião plenária do CDES a partir de setembro.
Com informações da assessoria da Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES)
Fotos: Fernando Aguiar/Casa Civil PR