Presidente da CSB e do Sindpd concedeu entrevista ao jornalista Heródoto Barbeiro e discutiu pontos importantes do projeto que regulará a internet brasileira
Na noite de ontem, 4 de novembro, o presidente Antonio Neto concedeu entrevista ao jornalista Heródoto Barbeiro, no Jornal da Record News, sobre o Marco Civil da Internet (PL 2126/2011). O projeto está em tramitação no Congresso e estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.
Na entrevista, Neto afirmou que há uma “queda de braço” entre duas questões essenciais do documento: a neutralidade da rede e a guarda de dados (logs). O presidente da CSB e do Sindpd defendeu a garantia da prestação integral do serviço de internet contratado e criticou a falta de segurança e responsabilidade no arquivamento dos dados, que, segundo o dirigente, devem ser preservados por, pelo menos, um ano para garantir as provas necessárias em casos de crimes virtuais.
Antonio Neto defendeu ainda a necessidade de o governo fiscalizar os serviços, exigindo que as prestadoras cumpram os contratos firmados com seus consumidores. Além disso, para o entrevistado, as autoridades brasileiras precisam impedir que as agências reguladoras privilegiem os fornecedores em detrimento dos usuários.
Segundo o dirigente, é preciso lutar para que a neutralidade da rede seja garantida, uma vez que a internet é um espaço democrático de crescimento pessoal, estudo e tecnologia.
Veja a íntegra da entrevista nos links a seguir: