Central dos Sindicatos Brasileiros

Antonio Neto apresenta os benefícios da CCT do Sindpd em evento sobre produtividade

Antonio Neto apresenta os benefícios da CCT do Sindpd em evento sobre produtividade

Em encontro promovido pela Amcham, presidente do Sindpd e da CSB mostrou as conquistas dos trabalhadores de TI e a importância delas nas relações de trabalho 

Na manhã de hoje, 24 de junho, o presidente do Sindpd e da CSB, Antonio Neto, participou do evento “Novos formatos de trabalho x produtividade”, promovido pelo Comitê de Gestão de Pessoas da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), em São Paulo.

Neto apresentou as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sindpd fundamentais para a melhora nas condições de trabalho dos profissionais de TI e o papel que tais itens têm no avanço das relações de trabalho no Brasil.

IMGP3056A CCT é fruto da mobilização e organização do sindicato. Neto explicou que a produtividade é uma das questões importantes tratadas pela Convenção, como resultado da melhora das condições de trabalho dos profissionais. Segundo o dirigente, a Participação nos Lucros e/ou Resultados ajuda a reter talentos e simboliza a satisfação dos funcionários. De acordo com a pesquisa Data Folha, 76% dos trabalhadores consideram a PLR como a principal conquista da categoria nos últimos anos. “A PLR gera produtividade para as empresas porque motiva o trabalhador”, explicou Neto.

“Assinamos em 2013 mais de 900 acordos, beneficiando milhares de trabalhadores do estado de São Paulo”, completou.

Importância da CLT

A prestação de serviço, também conhecida como terceirização, foi abordada por Antonio Neto como um tema que carece de amplo debate. O dirigente afirma que a área de tecnologia da informação contempla, em escala considerável, a prestação de serviço. Entretanto, segundo Neto, a partir dos anos 2000, as empresas passaram a contratar cooperativas fraudulentas e estimularam a contratação de PJs.

Sob este aspecto, o presidente afirma que a CLT se faz ainda mais importante para a vida do trabalhador. “Para nós, do movimento sindical, a flexibilização da CLT é sinônimo de corte de direitos”, disse Neto.

Para o presidente, é preciso aumentar o debate sobre como distribuir de maneira mais justa os lucros. “A produtividade mudou completamente. É uma mudança de perfil em cada categoria. É possível debater qualquer item da CLT, desde que não seja para retirar direitos dos trabalhadores”, finalizou Antonio Neto.

IMGP3092

Debate

O evento foi mediado por Martin Stier, presidente do Comitê de Gestão de Pessoas da Amcham, e contou com a participação de Sandra Gioffi, diretora executiva de Talent & Organization da Accenture, e Maurício Guidi, advogado da área trabalhista da Pinheiro Neto Advogados.

IMGP3119Sandra Gioffi apresentou o material desenvolvido pela Accenture sobre produtividade e novas práticas de gestão. Para a executiva, as empresas precisam evoluir e conhecer os desejos de seus profissionais.

Maurício Guidi palestrou sobre fronteiras e modelos de negócios sob o aspecto das novas estruturas de financiamento das startups. Segundo o advogado, os novos negócios são construídos em cima de boas ideias.