Antonia Trindade, do Sindicato dos Enfermeiros do Pará, assumirá vice-presidência da CSB

Neto recebe a visita da diretoria e debate apoio na luta pela redução da jornada de trabalho da categoria para 30 horas

O presidente da CSB, Antonio Neto, recebeu em São Paulo a visita de Antonia Trindade Valente dos Santos, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Pará (SENPA), e das diretoras Maria Iracilda Alves Pinheiro (Saúde) e Lucia de Fátima (Tesouraria), para debater as necessidades da categoria. Na ocasião, Antonia também foi nomeada vice-presidente nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros.

O SENPA filiou-se recentemente à CSB. “A nossa filiação ocorreu por causa da afinidade com nas propostas da Central. A CSB está disposta a lutar junto conosco pelas 30 horas para a enfermagem. Quando conversei com o presidente Neto, ele aceitou vestir a camisa no enfretamento político que será necessário para alcançarmos essa conquista”, disse a presidente do Sindicato.

Para Antonia, algumas centrais não se preocupam em discutir saúde e melhorias nas condições de trabalho para os profissionais da enfermagem. “A CSB é uma central que está iniciando agora, não está cheia de vícios e quer aderir à luta. Sem saúde ninguém vive. Precisamos debater as melhorias para os profissionais da área”, afirma. A sindicalista tem como objetivo mobilizar a Central em nível nacional na luta pela saúde de qualidade, além de envolver os sindicatos filiados à CSB para a construção de um Brasil mais justo.

Redução da jornada de trabalho

A CSB defende a redução da jornada dos enfermeiros, de 40 horas para 30 horas semanais. A enfermagem brasileira luta para aprovar o Projeto de Lei do Senado 2.295/2000, mais conhecido como “PL 30 Horas”, que estabelece esta jornada como a máxima para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Essa carga horária é a recomenda pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para profissionais da área da saúde.

Segundo Antonia, o processo de trabalho na área da saúde pode ser muitas vezes repleto de tensões e contribuir para a precariedade das condições de trabalho e sobrecarga dos trabalhadores, o que contribui para o aumento de falhas e afastamentos. “A redução na jornada de trabalho é só o começo. É necessário que os governos olhem de uma forma mais cuidadosa para os profissionais que cuidam da saúde e bem-estar social. Os trabalhadores são o alicerce de uma política social eficaz”, argumenta.

Antonio Neto, presidente da CSB, reafirma o compromisso da Central de lutar para a redução da jornada de trabalho dos enfermeiros e pela melhoria das políticas voltadas para a saúde nacional. “Devemos olhar e cuidar daqueles que cuidam da sociedade. A redução da jornada de trabalho não é uma perda para os hospitais ou pacientes, pelo contrário, é uma forma de garantir a qualidade do trabalho e o bem-estar dos profissionais, que podem prestar um serviço ainda melhor para a população”, disse o dirigente.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como