Almir Pazzianotto defende a regulamentação da prestação de serviço para combater a precarização

Ex-ministro do MTE tem importância histórica para a criação do Sindpd e a organização da categoria de TI

Fechando o segundo dia do Seminário de Pauta 2013, o ex-ministro do Trabalho Almir Pazzianotto defendeu a regulamentação da prestação de serviço para preservar os direitos trabalhistas.

Para o palestrante, a terceirização já é uma realidade, porque as empresas deixaram de ser verticalizadas, passando a se organizar horizontalmente. “As empresas construíam toda a infraestrutura necessária para a execução de uma atividade econômica, tentando ser autossuficientes”, explicou Pazzianotto. “Agora, elas concentram-se em suas atividades principais e terceirizam as demais”, completou.

Entretanto, segundo o ex-ministro, a necessidade de terceirizar as atividades secundárias não pode ser sinônimo de precarização das relações de trabalho. “Esta é a grande adversária do trabalhador, e precisamos protegê-lo dessa ameaça”, argumentou.

Pazzianotto analisa que terceirização é sinônimo de especialização. “Se as empresas contratam prestadores de serviços capacitados para determinada atividade, piorar as condições de trabalho desses profissionais é inaceitável”, defendeu.

Para o vice-presidente do Sindpd, João Antonio Nunes, a regulamentação do Projeto de Lei 4330/04, que trata da regulamentação da prestação de serviço, deve proteger a classe trabalhadora.

“Entendemos que há a necessidade de regulamentar a terceirização para trazer segurança jurídica para os trabalhadores e para os empregadores. Isso deve ocorrer de forma a não prejudicar as relações de trabalho”, concluiu.

Importância histórica para o Sindpd

Almir Pazzianoto9O trabalho de Almir Pazzianotto tem importância histórica para o sindicato. Foi no seu mandato como ministro do Trabalho e Emprego (de 1985 a 1988) que o Sindpd obteve seu registro sindical, à época chamado de “carta sindical”, documento que marca o nascimento de uma instituição como organização de representação de determinada categoria.

“Para nós do Sindpd, esse encontro é muito especial pois estamos à frente da pessoa que assinou a nossa carta sindical, quem nos deu condição de organizar nossa categoria”, disse o presidente Antonio Neto.

O ex-ministro começou na área trabalhista em 1961. Em outubro de 1963, uma greve paralisou as atividades de 700 mil trabalhadores – organizada por 77 sindicatos e 4 federações estaduais -, entre representantes de metalúrgicos, têxteis, gráficos, marceneiros, químicos-farmacêuticos, que reivindicavam melhora nas condições de trabalho e manutenção dos direitos garantidos pela CLT.

No final do mesmo ano, Pazzianotto passou a atuar como advogado, em Sorocaba, para o Sindicato dos Metalúrgicos. Esta iniciação na esfera sindical foi consagrada com sua nomeação para ministro do Trabalho, por meio de um decreto do presidente Tancredo Neves. Em 3 anos e meio de Ministério, Almir Pazzianotto reconheceu mais de 1.500 sindicatos.

“Muitas categorias foram reconhecidas e valorizadas. Entre elas, surgiu a de Tecnologia da Informação, que é dirigida pelo meu amigo Neto”, lembrou o ex-ministro, que, já em 1986, elaborou um projeto para a regulamentação da terceirização e enviou para o Congresso Nacional.

Fonte: Sindpd

Compartilhe:

Leia mais
greve trabalhadores portos estados unidos
Biden apoia greve dos trabalhadores portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos de trabalho
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
Resolução do CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos
jovens primeiro emprego dieese
Dieese: jovens querem trabalhar, mas enfrentam precarização e falta de oportunidades
Fachadas ministérios regras recesso fim de ano 2024 servidores federais
Governo define regras do recesso de fim de ano para servidores federais
Desemprego cai e renda cresce no Brasil agosto 2024
Renda média dos trabalhadores cresce 5,1% em um ano e volume total bate recorde
Reforma trabalhista é precarizante
Sete anos depois, reforma trabalhista é reconhecida como precarizante