Agentes penitenciários conquistam lugar no Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias

Categoria também possui representante no Conselho Nacional de Segurança Pública; vitória acontece um mês após a sanção do porte de arma para os agentes

Os agentes penitenciários conquistaram mais uma importante vitória após a sanção da Lei 12.993/2014, que concede o porte de arma fora do horário de serviço aos agentes penitenciários. Um trabalhador da categoria foi nomeado membro do Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias (CNPC). O diretor de assuntos previdenciários da Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários (FEBRASP),  José Roberto Neves, da tomou posse, no dia 17 de julho, do posto de conselheiro.

Segundo Wesley Bastos, secretário-geral da FEBRASP, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Distrito Federal (SINDPEN-DF), filiado à CSB, e membro do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), a partir de agora será possível ampliar o debate no CNPCP sobre melhorias e problemas dentro do sistema penitenciário nacional. “Com a chegada de um representante da categoria no Conselho, será possível contribuir com a experiência dos agentes penitenciários que estão lá na ponta vivenciando condições precárias de vida e trabalho. Todos nós somos vítimas de um mesmo sistema, e, justamente por isso, o debate precisa ser mais amplo para que possamos garantir que as prisões brasileiras sejam mais seguras e humanas”, relata.

 Para Bastos, a participação dos agentes penitenciários no CONASP e no CNPCP é fundamental. “A importância da nossa presença vem do fato de que estes conselhos deliberam e discutem as políticas de segurança pública para o País. Como conselheiros, os membros da FEBRASP têm defendido um sistema penitenciário mais seguro e humano, tanto para presos como para os profissionais, além de aprovar recomendações para as diversas áreas relativas à segurança pública e ao sistema prisional. Um das recomendações mais importantes foi no sentido de que seja regulamentada a profissão de agente penitenciário em todo o Brasil”, disse o presidente.

 Ações e reivindicações

A FEBRASP defende como principais propostas a redução da jornada dos agentes penitenciários para trinta horas semanais, concessão de aposentadoria especial com paridade e integralidade de vencimentos, e a regulamentação da profissão em âmbito nacional.

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, os conselheiros da FEBRASP participarão da Conferência Nacional de Segurança Pública, promovida pelo CONASP. O encontro debaterá a construção de um sistema penitenciário mais seguro e humano. No evento, os integrantes defenderão as diretrizes do sistema penitenciário a serem efetivadas para os próximos anos.

Compartilhe:

Leia mais
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil, diz pesquisa
csb-mt sinpaig redução jornada assistentes sociais cuiabá
CSB-MT e servidores de Cuiabá celebram redução da jornada para assistentes sociais
greve por redução de jornada
Três projetos sobre redução da jornada tramitam no Senado; pauta é histórica no sindicalismo
livro mpt conalis direito coletivo do trabalho
MPT abre seleção de artigos para livro sobre direito coletivo do trabalho; veja regras
reunião fessergs reestruturação carreiras servidores rs
Servidores do RS pedem mais tempo para debater projetos de reestruturação de carreiras
Diretoria sindicato rodoviarios caxias do sul
Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul (RS) reelege diretoria
senado e governo reoneração folha de pagamento
STF prorroga prazo para Senado e governo discutirem reoneração da folha
eleição diretoria sindicato servidores são vicente 2024
Sindicato dos Servidores de São Vicente (SP) elege nova diretoria em disputa acirrada
lucro recorde fgts 2023
Lucro do FGTS quase dobra em um ano e atinge recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023
comissão provisória csb-ba
Presidente da CSB-BA pede afastamento, e Antonio Neto nomeia comissão provisória