Agentes de Saúde de Sapezal (MT) querem efetivação no serviço público municipal

Assunto foi discutido no encontro da categoria promovido pelo Sindicato dos Servidores da cidade

Para debater a necessidade da efetivação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) na carreira pública do município de Sapezal, o Sindicato dos Servidores Públicos da cidade (SIMS) promoveu, no dia 19 de maio, um encontro entre a categoria. A reunião, que aconteceu no próprio município de Sapezal (MT), a pouco mais de 500 km da capital, contou com palestras e debates mediados pelo conselheiro municipal de Saúde de Cuiabá, Wilson Cutas, e pelo vice-presidente da CSB Wagner de Oliveira.

De acordo com o presidente do SIMS, Jader Mayer, o objetivo do encontro foi traçar uma rota de atuação para o Sindicato com base na conjuntura nacional, nas atualizações da legislação do País e nas Resoluções de Consulta do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) – o que torna a efetivação dos agentes de Sapezal uma das lutas prioritárias da entidade.

“Hoje, a cidade possui profissionais da área que ingressaram na categoria por meio de processos seletivos simplificados, e não por concursos públicos. Ou seja, eles apenas realizaram uma prova para serem contratado sem precisar cumprir os requisitos exigidos em um concurso. No entanto, o trabalho dessas pessoas é o mesmo que o de um agente concursado, mas sem iguais benefícios”, explica Mayer.

Segundo o dirigente, caso a categoria seja efetivada no município, os trabalhadores do setor terão direito a um plano de carreira, com progressões por classes e níveis, tabela salarial, adicional de insalubridade, indenização de transporte, licença-prêmio, além de outras vantagens destinadas aos servidores concursados.

A um público de cerca de 20 pessoas, o palestrante convidado, Wilson Cutas, agente de saúde há mais de 13 anos e presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias do Mato Grosso (SINTRACE/MT), também falou sobre as lutas travadas pela categoria e esclareceu dúvidas a respeito das novas atribuições da profissão, direitos e deveres do funcionalismo público.

De acordo com publicação do site do SIMS, o intuito dos debates foi o de procurar estratégias para que o Sindicato possa “trabalhar em conjunto com a administração pública municipal para verificar o meio de regularização da categoria, juntamente com o cumprimento da Lei Municipal 735/2008, que criou os cargos públicos de ACS e ACE e instituiu que tais cargos devem ser regidos pelo regime jurídico dos servidores públicos municipais de Sapezal”.

“É muito importante promovermos encontros como esses pois existe uma demanda muito grande de informações, e as coisas geralmente só acontecem na capital. Então, é nossa função trazer pessoas qualificadas para conversar com a categoria e explicar aos nossos agentes o que está acontecendo. A nossa parceria com a CSB e a participação do Wagner de Oliveira, por exemplo, também foi muito importante”, afirma Jader Mayer.

Na ocasião, o vice-presidente da CSB Nacional e da CSB MT ressaltou a relevância da união entre sindicato e trabalhadores, motivando a filiação dos profissionais do setor ao SIMS em sua fala sobre o tema “Sindicato fortalecido é sindicato onde os servidores participam das decisões, das reuniões, palestras e eventos”. Durante o encontro, Oliveira deixou a mensagem: “Cada servidor tem a missão institucional de convocar o seu colega a participar mais e se interessar pelas discussões acerca de toda a categoria”.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem