Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicato dos metalúrgicos dos EUA chega a acordo com Ford e Stellantis para encerrar greve

Sindicato dos metalúrgicos dos EUA chega a acordo com Ford e Stellantis para encerrar greve

A United Auto Workers (UAW), sindicato dos trabalhadores da indústria automobilística dos Estados Unidos, chegou a um acordo preliminar com a Stellantis, fabricante do Jeep, para encerrar a greve que paralisou as atividades da montadora.

O contrato segue o mesmo modelo estabelecido pela Ford e a UAW na última semana.

O acordo ainda precisa ser ratificado pelos membros do sindicato, mas caso seja aprovado, deixa apenas a General Motors (GM) sem contrato com o sindicato.

O acordo pode encerrar a paralisação de mais de 14 mil funcionários em fábricas da Stellantis em Michigan e Ohio, entre outros pontos em depósitos pelos Estados Unidos, que já dura seis semanas.

Como os trabalhadores da Ford, os grevistas na Stellantis devem começar a retomar o trabalho nos próximos dias, antes da votação dos 43 mil membros do sindicato.

Veja também: Centrais sindicais brasileiras se reúnem com dirigentes do United Auto Workers em NY

Fontes revelaram que os principais pontos negociados com a Ford valerão com a Stellantis.

O acordo com a Ford inclui um aumento geral nos salários de 25% nos próximos quatro anos e meio para os principais funcionários das fábricas, com 11% logo que o acordo for ratificado.

Além disso, os trabalhadores também receberão ajuda de custo, que levará os aumentos a mais de 30%.

Assim como com a Ford, o pacto com a Stellantis valeria até 30 de abril de 2028.

Há diálogos em andamento com a GM para tentar um acordo similar, enquanto funcionários da empresa continuam parados em fábricas no Texas, no Michigan e no Missouri.

Com informações de: R7

Foto: AP