A certificação e identificação de madeira no Mato Grosso

Sintap luta pelo retorno da Lei 235/2005

No dia 3 de janeiro foi publicada a sanção da extinção da certificação da madeira em Mato Grosso. Com isso, o governo pôs fim a uma atividade executada há 22 anos no estado. A diretoria do Sintap não pode deixar de falar de um ato de contramão do governo e da Assembleia Legislativa (AL); esta de fazer a lei, e aquele de sancioná-la, em detrimento da classe madeireira, sem ver a abrangência da sociedade, inclusive o consumidor direto.

A fiscalização do transporte da madeira era realizada pelos servidores do Indea, que faz parte também desse sindicato. O Sintap esclarece à sociedade que a entidade não só defende seus representados, mas também prima pela qualidade de prestação de serviço e pelas atividades que são destinadas à sociedade.

Com isso, o Sintap repudia a atitude do deputado Dilmar Dal’ Bosco, acompanhado pelos demais, que na “calada natalina”, nos bastidores, derrubou a lei que realizava a certificação e identificação da madeira no MT, sem ouvir os técnicos do Indea e do sindicato, para tomar uma iniciativa que beneficia apenas uma minoria, em detrimento da preservação ambiental que  compete ao País inteiro.

Não só o Brasil, mas também o mundo buscam o equilíbrio do meio ambiente entre a sociedade e a natureza. O estado de MT, em nível legislativo e executivo, está na “contramão”  do Código Florestal e Ambiental, que busca continuar com a defesa do meio ambiente e coibir o desmatamento ilegal que ainda ocorre dentro do estado.

Hoje, não há mais fiscalização do transporte da madeira, primordial para verificar se na Guia Florestal consta a mesma madeira que está sendo transportada, e as fronteiras referentes à fiscalização da madeira estão abertas, causando prejuízo ao governo, que está perdendo recursos tributários.

A Assembleia Legislativa não ouviu o povo, e, em cima disso, vai avaliar qual o impacto que tal veto geraria à sociedade e ao meio ambiente nas próximas questões polêmicas. Que o legislativo busque ouvir “a voz de Deus”, e a voz que deu todo respaldo para que cada um estivesse na cadeira da AL, cumprindo um papel que deveria ser não mais que representativo desse povo que o elegeu.

Fonte: Sintap

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes