70 trabalhadores já participaram da 1ª Jornada Sindical promovida pelo Sinfa/MA em oito cidades

Evento ainda passará por mais dez municípios e pretende capacitar os servidores da Fiscalização Agropecuária sobre a relevância do movimento sindical

Em meio a um cenário político que exige a mobilização da sociedade contra a aprovação e aplicação de reformas fomentadas pelo interesse do capital, o Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (Sinfa/MA) tem promovido, desde maio deste ano, a 1ª Jornada Sindical. Com o objetivo de qualificar seus filiados para fortalecer a organização dos trabalhadores, a iniciativa percorrerá 18 cidades maranhenses explicando a importância dos sindicatos para a defesa e as conquistas dos direitos da categoria.

Até o momento, oito municípios já receberam o evento – Itapecuru-Mirim, Caxias, São João dos Patos, Presidente Dutra, Barra do Corda, Santa Inês, Viana e Rosário – e cerca de 70 trabalhadores acompanharam as atividades. A meta, de acordo com o presidente do Sinfa/MA, Saraiva Junior, é ainda alcançar 40% dos 310 filiados à entidade. Atualmente, o Sindicato é responsável por representar 315 profissionais no estado.

“A Jornada foi pensada para este momento em que o movimento sindical sofre ataques de todos os lados [principalmente, com a sanção da reforma trabalhista]. Nós já temos um trabalho muito forte com os dirigentes, que é o Seminário de Formação Sindical já na sua quinta edição, mas a Jornada está focada na base, com quem nós contamos para ir à luta. Isso porque, em muitos casos, ela desconhece totalmente o funcionamento de um sindicato. E isto nos chamou a atenção para começarmos a colocar em prática este trabalho árduo”, explica Junior.

Segundo o sindicalista, as atividades começam antes mesmo do início da Jornada com uma reunião na regional que receberá o evento. Só depois dessa prévia discussão a respeito da conjuntura nacional, estadual e local é que se aprofunda o debate junto a todos os trabalhadores interessados. Ainda conforme o presidente, o cronograma da Jornada é de um dia (geralmente, às sextas-feiras e aos sábados) e engloba temas, como: greve, estrutura sindical no País, imposto sindical, esclarecimentos sobre organização de assembleias e mobilizações nos sindicatos, além do papel e importância das centrais sindicais na construção de um espaço de debate e deliberações democrático.

“Decidimos fazer a Jornada para que possamos colher resultados em um futuro próximo. Somos uma categoria relativamente nova, temos um sindicato com quase 11 anos de história e neste tempo já conseguimos várias conquistas, mas precisamos avançar. E para avançarmos, é necessário que qualifiquemos nossa base. Infelizmente, o trabalhador não dá valor às instituições sindicais porque não conhece nosso trabalho. Por isso, temos divulgado e dedicado um capítulo exclusivo para a CSB, e cada regional também tem trazido mais de 20 lideranças sindicais para fazer parte do evento, o que enriquece muito nosso trabalho. O resultado tem sido excelente”, destaca Junior.

Após a realização da 1ª Jornada em Rosário, na última sexta-feira (11), as próximas atividades serão promovidas em Pedreira e Bacabal, onde já ocorreram as reuniões. Em Pedreira, o evento acontecerá no próximo sábado (19/08).

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil