Homenagem da CSB aos profissionais especializados na agricultura e agropecuária
Por meio da Lei nº 5.524/1968 e dos Decretos Federais nº 90.922/1985 e nº 4.560/2002, a profissão de técnico agrícola foi regulamentada e seus direitos estabelecidos. Devido às datas diferentes dessas leis, durante anos, houve certa controvérsia sobre o dia oficial da profissão.
Para resolver tal imprecisão, a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA) convocou entidades e sindicatos para o encontro nacional da categoria, em fevereiro de 1988. Na ocasião, o dia 5 de novembro foi oficializado como o Dia do Técnico Agrícola, em referência à primeira lei reguladora da profissão.
A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) parabeniza os técnicos agrícolas pelo seu trabalho e pela contribuição essencial para agropecuária brasileira, setor que está na vanguarda da produção de alimentos graças ao empenho de profissionais dedicados e qualificados.
O piso salarial e a desvinculação da profissão da atual estrutura de fiscalização ‑ com a criação de um conselho próprio ‑ são bandeiras que a CSB sempre apoiará, apostando na qualificação profissional e no acompanhamento das novas tecnologias.
Esta é a homenagem da Central aos trabalhadores que se empenham em produzir cada vez mais com qualidade e sustentabilidade para o povo brasileiro.